Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Proposta de incorporação do REB é aprovada pelo CA da Caixa
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Complementar | 24/04/2015 | 11:04:44
Proposta de incorporação do REB é aprovada pelo CA da Caixa
Avanço é resultado de anos de luta dos empregados
 

O Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal aprovou nesta quarta-feira (23), durante reunião em Brasília (DF), a proposta de incorporação do plano de benefícios REB ao Novo Plano da Funcef. Como já havia sido ratificada pelo Conselho Deliberativo da Fundação e pelo Conselho Diretor do banco, a metodologia segue agora para análise do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest).

"Os avanços são resultado de anos de luta. Desde 2009, quando aprovou-se a incorporação do REB, houve muita pressão das entidades representativas dos empregados e aposentados da Caixa. Ainda faltam alguns passos, mas nunca estivemos tão perto. São cerca de 9 mil participantes que estão acumulando prejuízos, porque poderiam estar em um plano de benefícios muito melhor”, destaca Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE-Caixa/Contraf-CUT) e ex-conselheira deliberativa eleita da Funcef.

Fernando Neiva, representante titular dos empregados no CA, avalia: "Estamos otimistas quanto à aprovação da proposta por todas as instâncias competentes”. A suplente Maria Rita Serrano diz: "A incorporação vai promover a isonomia para um grupo de empregados e assistidos que contratou um plano com direitos rebaixados”. Após a manifestação favorável dos órgãos reguladores, a metodologia deverá ser divulgada aos participantes.

Investigações
Na reunião desta quinta-feira, os dois conselheiros eleitos questionaram quais procedimentos estão sendo adotados pela Caixa com relação à Operação Lava Jato. "A presidente Miriam Belchior informou que está abrindo apuração interna para averiguar os fatos denunciados pela Polícia Federal. Ela também reiterou que a Caixa vai colaborar com as investigações e encaminhar os contratos relacionados às empresas citadas à Controladoria Geral da União, à PF e ao Ministério Público Federal”, relata Maria Rita Serrano.

Descontentamento com a Caixa
No debate sobre o orçamento da Caixa, Fernando Neiva e Maria Rita Serrano também revelaram o descontentamento dos empregados com medidas que tem sido adotadas para reduzir custos. É o caso do cerceamento nas substituições e no pagamento de horas extras, bem como a falta de contratações para substituir os que estão saindo no Plano de Apoio à Aposentadoria. Para eles, a empresa precisa acelerar o ritmo das convocações, a fim de evitar a sobrecarga dos trabalhadores e a piora das condições de trabalho e do atendimento prestado à população nas agências.

*Fenae

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Complementar | 16/07/2019
Reforma da Previdência aumenta severamente desigualdade do país
Luta trouxe algumas conquistas, mas pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor do que o salário mínimo
Previdência Complementar | 27/06/2019
Centrais definem o dia 12 de julho como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência
Pressão a parlamentares no Congresso e em suas bases eleitorais será intensificada nos próximos dias
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor