Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 30\04\2024
Últimas Notícias
Plenária regional RS da Anapar repudia reformas de Temer
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Complementar | 08/05/2017 | 15:05:13
Plenária regional RS da Anapar repudia reformas de Temer
Fórum elegeu representantes ao Congresso Nacional
 
 

Por unanimidade, os participantes de fundos de pensão no Rio Grande do Sul aprovaram uma moção de repúdio às reformas da Previdência e trabalhista do governo Temer (PMDB), bem como ao PL 268/2016 que altera para pior a gestão das entidades de previdência complementar, durante plenária regional da Anapar realizada na manhã de sábado (6), no auditório do SindBancários, em Porto Alegre.


Os representantes da Anapar no RS, dirigentes sindicais e aposentados apontaram o profundo desmonte que representam essas "reformas” do governo golpista, que retiram direitos de trabalhadores e aposentados e comprometem não só o futuro da previdência pública e complementar como também os instrumentos de proteção social conquistados ao longo da história pela classe trabalhadora.

O diretor do SindBancários e da Contraf-CUT e secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, salientou a importância da resistência, unidade e luta contra os ataques dos golpistas, destacando a força da greve geral de 28 de abril, que deixou Porto Alegre com cara de domingo. "Temos que tomar as ruas e resistir porque querem varrer os direitos da aposentadoria e da CLT”, disse.

Aumentar a mobilização

Ademir apresentou o novo calendário de mobilização das centrais sindicais, que prevê na semana de 8 a 12 de maio protestos nos aeroportos e nas bases eleitorais dos parlamentares e na semana de 15 a 19 de maio o "Ocupa Brasília” com manifestações junto ao Congresso Nacional.

"Precisamos marcar na paleta os parlamentares que votam a favor dessas reformas descabidas, para que não sejam reeleitos em 2018”, frisou o dirigente sindical ao denunciar os deputados gaúchos Darcísio Perondi e Mauro Pereira, ambos do PMDB, que deram votos favoráveis ao parecer do relator da Comissão Especial da Reforma da Previdência.

Ele alertou também para a necessidade de continuar pressionando os deputados contra a aprovação do PL 268/2016, aprovado a toque de caixa no Senado logo após o golpe do impeachment e que se encontra em regime de urgência no plenário da Câmara. "Esse projeto retira direitos dos participantes na gestão do fundos de pensão das estatais, pois acaba com a eleição de diretores e com a paridade nos conselhos deliberativo e fiscal, e abre espaço para especialistas do mercado financeiro”, afirmou. "Não podemos deixar a raposa cuidar do galinheiro”, comparou.

Ademir encerrou citando o trecho "Povo que não tem virtude acaba por ser escravo” do Hino Riograndense, cantado junto com o Hino Nacional Brasileiro na abertura da plenária. "Temos que impedir uma nova escravidão no Brasil”, concluiu Ademir.

Ao final, foram eleitos os delegados e as delegadas ao 18º Congresso Nacional e à Assembleia Geral da Anapar, que ocorrerão nos dias 25 e 26 de maio, em Brasília.

Foi ainda ressaltada a importância de obter novas filiações à Anapar, cuja anuidade é de R$ 50. "É uma entidade que cumpre papel fundamental na defesa dos direitos dos participantes de fundos de pensão”, defendeu o diretor regional da Anapar, Itamar Prestes Russo.

Clique aqui para se associar.

*CUT/RS
Fotos: CUT/RS


 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Complementar | 16/07/2019
Reforma da Previdência aumenta severamente desigualdade do país
Luta trouxe algumas conquistas, mas pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor do que o salário mínimo
Previdência Complementar | 27/06/2019
Centrais definem o dia 12 de julho como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência
Pressão a parlamentares no Congresso e em suas bases eleitorais será intensificada nos próximos dias
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor