Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 30\04\2024
Últimas Notícias
Funcef anuncia pagamento de resgate para quem aderiu ao PDVE
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Complementar | 10/04/2017 | 10:04:51
Funcef anuncia pagamento de resgate para quem aderiu ao PDVE
Cronograma prevê o pagamento somente para o Novo Plano
 
 

Após mais de um mês de atraso, depois de pressão de entidades e dos participantes, Fundação diz que fará "antecipação” dos resgates do Novo Plano, o que ocorrerá de forma parcelada e em lotes. Participantes do REB ficam de fora.


Na sexta-feira (7), 48 horas após o questionamento público feito pela Fenae, a Funcef divulgou o cronograma de pagamentos de resgates para participantes que aderiram ao Plano de Demissão Voluntária Extraordinário (PDVE) da Caixa. A Fundação informou em comunicado que vai "antecipar os pagamentos” a partir do dia 25 de abril, ainda que o início do período de desligamento dos empregados tenha começado em 14 de fevereiro.

O cronograma prevê o pagamento dos resgates somente para o Novo Plano, o que deverá ocorrer em duas parcelas: uma referente às contribuições feitas até dezembro de 2016 e outra relativa aos três primeiros meses de 2017. Estão programados dois lotes a cada mês até que a demanda seja normalizada. A Funcef informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que estuda um índice de atualização para os resgates dos participantes do REB.

A Diretoria de Benefícios informou que começou a processar os pedidos retidos, e o primeiro lote de pagamentos deve incluir 180 participantes. Questionada, a Funcef afirmou que "considera o cronograma anunciado como adequado”. "Parte dos empregados que se desligaram a partir de fevereiro terá que aguardar para receber no final de abril uma parcela do resgate, e os demais ainda poderão esperar por meses”, alerta a diretora de Administração e Finanças da Fenae, Fabiana Matheus.

Resgate do acumulado em 2017

A Fundação informou também que as contribuições feitas nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano não entrarão no cálculo e serão pagas posteriormente, em resgate complementar, devido às cotas dos planos, que ainda não foram atualizadas. Segundo a Funcef, o resgate complementar poderá ser solicitado depois que o balanço de 2016 for aprovado. "Essas condições não foram informadas aos participantes antes da adesão ao PDVE”, adverte a diretora da Fenae.

Antes do PDVE, Funcef já sabia que não poderia liberar o resgate

Em matéria publicada na última quarta-feira (5), a Fenae questionou as alegações da Funcef de que estava impedida de realizar os pagamentos dos resgates porque, para fechar o balanço de 2016, aguardava a entrega de um laudo da Eldorado Brasil Celulose "o que ainda não tem data definida para ocorrer, dada a investigação em andamento da Operação Greenfield da Polícia Federal”. Como alertou a Fenae, os fatos já eram de conhecimento dos gestores da Funcef no final do ano passado, portanto, antes do lançamento do PDVE, dado que a Eldorado já foi alvo de denúncias publicadas na imprensa feitas por um diretor da Fundação que também é membro do Conselho de Administração da empresa.

*Fenae

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Complementar | 16/07/2019
Reforma da Previdência aumenta severamente desigualdade do país
Luta trouxe algumas conquistas, mas pensão por morte, por exemplo, poderá ser menor do que o salário mínimo
Previdência Complementar | 27/06/2019
Centrais definem o dia 12 de julho como Dia Nacional de Mobilização contra a reforma da Previdência
Pressão a parlamentares no Congresso e em suas bases eleitorais será intensificada nos próximos dias
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor