Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
Contraf-CUT realiza o III Fórum Nacional pela Visibilidade Negra
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Discriminação | 28/03/2016 | 10:03:31
Contraf-CUT realiza o III Fórum Nacional pela Visibilidade Negra
Bancários vão debater sobre práticas discriminatórias
 
 

A Contraf-CUT realizará o III Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, nos dias 11 e 12 de abril, em Curitiba. Bancários de todo o país vão se reunir com o objetivo de debater as práticas discriminatórias que favorecem somente aqueles que hegemonicamente detém o capital, segregando e precarizando as relações e as condições de trabalho na sociedade, a fim de concentrar riquezas.


O II Censo da Diversidade, divulgado pela Fenaban em 2014, mostrou que, dos 500 mil bancários que atuam no setor, somente 24,7% dos trabalhadores nos bancos brasileiros são negros. Deste percentual, apenas 3,4% se declararam pretos, nesta mesma pesquisa, nem aparece os dados da mulher negra. Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, os dados demonstram a importância do debate neste terceiro fórum. "Os bancos continuam com suas políticas discriminatórias, tanto na contratação, como na ascensão profissional e na remuneração, onde os negros ganham 87% dos salários dos brancos. Isso mostra que teremos uma luta árdua pela frente para acabar com essa discriminação na categoria bancária e adequar a nossa realidade. Vale lembrar que, segundo o IBGE, em julho de 2014, a população brasileira era de 202,7 milhões de habitantes, das quais, 53% é composta de negros", acentuou Almir Aguiar.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013, do IBGE, apontam que os negros são mais da metade da população brasileira. São 52,9% do total daqueles que se declaram pretos e pardos. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, quase 80% dos deputados se declararam brancos. Nos espaços acadêmicos, de um total de 387,4 mil pós-graduandos, somente 112 mil são negros. Mesmo com todos os avanços das políticas afirmativas e do Estatuto da Igualdade Racial, ainda assim, o espaço dos negros no meio acadêmico representa apenas 28,9% do total.

"O preconceito e a discriminação estão em todos os segmentos profissionais, e nós temos que lutar para o fim dessas práticas no trabalho e na vida. E os bancários, têm sido protagonistas nas lutas pela igualdade de oportunidades, e pelo fim de todas as formas de preconceito”, disse Almir.

*Contraf/CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Discriminação | 20/11/2020
CUT-RS condena racismo e repudia assassinato de homem negro no Carrefour em Porto Alegre
Leia a nota na íntegra
Discriminação | 19/11/2020
Pandemia descortina discriminação racial no mercado de trabalho
Dados mostram que a renda média da população negra representa apenas 56,2% da recebida pelos brancos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor