Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
SindBancários 2015: Mais de 300 dias de luta, de unidade e mobilização
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Sindicatos | 18/01/2016 | 12:01:38
SindBancários 2015: Mais de 300 dias de luta, de unidade e mobilização
Sindicato realiza retorspectiva das atividades
 

83 Anos: O SindBancários está sempre mobilizado para defender a categoria que representa. Passeatas, reuniões, mesas de negociação, fechamento de agências bancárias por falta de condições de trabalho. As frentes de combate foram às ruas defender a democracia, contra o golpe, mas também cobrar de todos os governos respeito às conquistas dos trabalhadores.
A participação, a unidade e a disposição dos bancários para a nossa greve nacional de 21 dias mostraram a força da categoria. O nosso Acordo Coletivo Nacional foi assinado com 10% de aumento no piso e 14% nos vales. Também ocorreram avanços nas áreas de saúde, segurança e condições de trabalho. Enfrentaram o discurso de crise dos banqueiros, a ameaça de retrocesso e nos tornamos uma das poucas categorias no país a conquistaram aumento real em 2015.

Em ano de falta de policiamento e perseguição do governo do Estado do RS a servidores e ao patrimônio público, os índices de violência bancária bateram recorde, e 2015 foi o ano mais violento desde 2007. Foram 248 ataques a bancos, volume 20% maior do que 2014.

Não foi por outra razão que, em agosto e setembro, o SindBancários e a Fetrafi-RS conseguiram, por meio da Justiça do Trabalho, liminares que impediram agências bancárias de abrir por falta de policiamento ostensivo. Com os salários fatiados pelo governo do Estado, policiais militares se aquartelaram. Não por acaso agosto foi o mês mais violento dos últimos 10 anos, com 34 ataques a bancos. Um triste recorde.

Criaram a Frente em Defesa do Patrimônio Público, para garantir o Banrisul e estatais como CEEE e Corsan também como patrimônio dos gaúchos e gaúchas. Mantiveram também uma luta sem trégua contra a ameaça de privatização da Caixa e lutamos por mais vagas e concursos públicos e mais contratações em bancos privados.

Nas atividades esportivas e culturais foram coroadas pela participação de muitos bancários. Campeonatos de futebol de campo, futsal e futebol sete fizeram a alegria e a descontração dos bancários.

O 1º LOL Festival de Música do SindBancários, o Projeto Papo Nerd e o Projeto BlockBuster buscaram dialogar com a juventude bancária. Também teve o pré-lançamento nacional de “Que horas ela volta?”, filme que concorreu à pré-seleção do Oscar e de muitos outros.

A solidariedade foi uma das marcas. Durante a Campanha Salarial, bancários doaram mantimentos para atingidos pelas enchentes. Doaram também alimentos e ajudamos os moradores da Ocupação Lanceiros Negros a terem um Natal mais digno, oferecendo uma ceia.

O Grupo de Ação Solidária (GAS) completou 13 anos de atividades. Em 2015, a Pesquisa Trabalho e Saúde Mental da Categoria Bancária do Rio Grande do Sul, em parceria Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) se tornou referência até mesmo para a Justiça do Trabalho. Combate sem trégua o assédio moral, com muita luta na saúde para que os bancos ofereçam um ambiente de trabalho decente.

Foram mais de 300 atividades e ações sindicais.

Fonte: SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Sindicatos | 18/06/2020
Assembleias virtuais estão liberadas
Fetrafi-RS vem orientando sindicatos a evitar encontros presenciais
Sindicatos | 07/05/2020
Bancários promovem ações solidárias para ajudar populações vulneráveis em tempo de pandemia
Porto Alegre, Paranhana e Novo Hamburgo já estão mobilizados. A Fetrafi-RS orienta que todos colaborem como puderem.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor