Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 01\05\2024
Últimas Notícias
Marcadas audiências públicas sobre reajuste do mínimo regional
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Salário Mínimo | 20/11/2015 | 14:11:25
Marcadas audiências públicas sobre reajuste do mínimo regional
Reuniões Câmaras de Santa Maria e Novo Hamburgo
 
 

As duas primeiras audiências públicas no interior do Rio Grande do Sul para debater o reajuste do salário mínimo regional a partir de janeiro de 2016 já foram marcadas pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. A primeira acontece no próximo dia 27, às 14h, em Santa Maria; e a segunda, no dia 2 de dezembro, às 19h, em Novo Hamburgo. Ambas serão realizadas nas câmaras de vereadores.


Já os encontros previstos para Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul, assim como a de Porto Alegre, ainda não foram agendadas.

A CUT-RS e as centrais sindicais, com base em estudo elaborado pelo Dieese, reivindicam um reajuste de 11,55% a partir de 1º de janeiro de 2016.O índice representa a inflação projetada do período e aumento real. O INPC acumulado dos últimos 12 meses, entre 1º de novembro de 2014 e 31 de outubro de 2015, foi de 10,33%.

A realização de audiências públicas foi proposta pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), tendo sido aprovada após duas reuniões sem quórum na última quarta-feira (18) na Comissão de Economia por sete votos favoráveis e nenhum contrário.

Além de Nelsinho, votaram a favor os deputados Álvaro Boessio (PMDB), Aloisio Klassmann (PTB), Eduardo Loureiro (PDT), Sérgio Turra (PP), Adilson Troca (PSDB) e Mário Jardel (PSD).

O deputado João Fischer (PP), o Fixinha, e a deputada Any Ortiz (PPS) estiveram presentes, mas se ausentaram na hora da votação, na tentativa de retirada do quórum. Desta vez, porém, a manobra que Fixinha usou na reunião do 4 não funcionou.

Vários dirigentes da CUT-RS, federações e sindicatos filiados acompanharam a reunião da Comissão de Economia, bem como representantes da Nova Central.

Participação é fundamental

"Chamamos os sindicatos e as federações a mobilizarem os trabalhadores para que participem ativamente das audiências públicas. Trata-se de um espaço democrático para debater com a sociedade e pressionar o governo a agilizar o encaminhamento de uma proposta de reajuste para a Assembleia Legislativa”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

"Essas audiências públicas irão permitir que o movimento sindical mostre para a sociedade a importância da valorização desse poderoso instrumento de melhoria dos salários dos trabalhadores e de estímulo ao consumo e à produção para aquecer a economia, aumentar a arrecadação do Estado e contribuir para fazer o Rio Grande crescer”, ressalta o secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antonio Guntzel.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Salário Mínimo | 10/10/2019
Congresso aprova orçamento de 2020; salário mínimo fica sem aumento real
Política de valorização do piso nacional, resultado de mobilização sindical, permitiu ganho acima da inflação desde 2004
Salário Mínimo | 17/04/2019
Governo Bolsonaro acaba com política de valorização do salário mínimo
Projeto apresentado nesta segunda-feira estabelece que valor em 2020 será de R$ 1.040, sem levar em conta aumento real; política de valorização foi negociada por sindicatos com o governo Lula
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor