Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 05\05\2024
Últimas Notícias
CUT-RS defende audiências públicas para debater reajuste no piso regional
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Salário Mínimo | 05/11/2015 | 12:11:29
CUT-RS defende audiências públicas para debater reajuste no piso regional
Centrais defendem reposição de 11,55%
 

A CUT-RS defende a realização de audiências públicas no interior do Rio Grande do Sul para debater a reivindicação das centrais sindicais de reajuste de 11,55% do piso regional a partir de janeiro de 2016. O objetivo é ampliar a discussão na sociedade sobre a valorização desse instrumento de melhoria dos salários dos trabalhadores e de fomento para aquecer a economia gaúcha.


A proposta de fazer audiências públicas, apresentada pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), estava na ordem do dia da reunião desta quarta-feira (4) da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. Havia quórum no início dos trabalhos, mas o deputado João Fischer (PP), o Fixinha, se retirou e, quando foi feita a verificação, faltava um integrante e a reunião foi encerrada sem apreciar os assuntos em pauta.

Nelsinho lamentou a falta de quórum, o que atrasa o debate do reajuste do piso regional. "Esperamos que na próxima quarta-feira (11) tenhamos quórum para votar a realização de assembleias públicas no interior do Estado, visando ouvir os trabalhadores e a sociedade sobre esse tema tão importante para a economia do Rio Grande”, afirmou o deputado.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, que acompanhou os poucos minutos da reunião da Comissão, criticou a saída do deputado Fixinha para retirar o quórum. "Esse parlamentar costuma agradar os empresários e dar as costas aos trabalhadores. Hoje não foi diferente, o que mostra mais uma vez o seu descaso com quem trabalha”, apontou.

"Vamos procurar todos os deputados que integram a Comissão e mostrar a eles a importância de que estejam presentes na reunião da próxima semana, a fim de que seja aprovada a realização das audiências públicas”, ressaltou o secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antonio Guntzel.

E a audiência com Sartori?

O governador José Ivo Sartori (PMDB) ainda não agendou a audiência com as centrais sindicais para discutir o projeto de reajuste do piso regional. O pedido foi definido na reunião ocorrida na última quinta-feira (29) com o presidente da Assembleia, deputado Edson Brum (PMDB).

Na ocasião, deputados Álvaro Boessio (PMDB) e Élton Weber (PSB), que integram a base aliada do governo, ficaram de entrar em contato com Sartori para que ele marcasse essa audiência dentro da maior brevidade possível.

"Estamos aguardando essa audiência com o Sartori para demonstrar ao governo do Estado a importância e a viabilidade do reajuste de 11,55% no piso regional, bem como propor o envio do projeto em regime de urgência para a Assembleia, a fim de que seja aprovado até o final do ano legislativo e os novos valores possam valer a partir de 1º de janeiro de 2016”, salientou Claudir.


*CUT/RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Salário Mínimo | 10/10/2019
Congresso aprova orçamento de 2020; salário mínimo fica sem aumento real
Política de valorização do piso nacional, resultado de mobilização sindical, permitiu ganho acima da inflação desde 2004
Salário Mínimo | 17/04/2019
Governo Bolsonaro acaba com política de valorização do salário mínimo
Projeto apresentado nesta segunda-feira estabelece que valor em 2020 será de R$ 1.040, sem levar em conta aumento real; política de valorização foi negociada por sindicatos com o governo Lula
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor