Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
'A complexidade contra o modelo binário'
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Política | 29/07/2015 | 11:07:20
'A complexidade contra o modelo binário'
Confira análise do jornalista Juremir Machado da Silva sobre o tema corrupção
 
 

O pensamento binário dominante no Brasil não consegue perceber que:

1) É possível ser crítico da corrupção sem ter de aderir ao discurso coxinha.

2) É possível criticar o governo Dilma sem aderir ao golpismo tucano-midiático.

3) É possível perceber a crise econômica sem deixar de reconhecer que o país avançou socialmente no século XXI. E é possível perceber que esses avanços estão ameaçados ou comprometidos por uma sequência de erros e de malfeitos.

4) É possível querer o fim do ciclo petista sem uma ruptura institucional. Basta esperar a próxima eleição. O PT já vai tarde.

5) É possível atacar o adversário sem incoerência. O PSDB querer o impeachment de Dilma por pedaladas fiscais (de sete meses) que foram praticadas por FHC (de seis meses) tem algo de cômico. As pedaladas são adiantamentos de recursos por bancos públicos. São feitas desde a época de Getúlio Vargas (como mostrou Taline Oppitz na sua coluna no Correio do Povo).

6) É possível dizer ao PT: bem-feito! E, ao mesmo tempo, não apostar no quanto pior melhor. O PT, por sua arrogância, por seu moralismo passado, por suas traições a si mesmo e por suas escolhas desastrosas, merece ser chicoteado. Mas não golpeado.

7) É possível perceber que petistas e tucanos não estão interessados no melhor do Brasil, mas no pior que poderá ser melhor para quem ganhar a quebra de braço. Os tucanos só pensam em ferrar o PT, que só pensa em segurar-se no poder.

8) É possível saudar o trabalho do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça e, ainda assim, criticar vazamentos seletivos e julgamentos especiais. Continua valendo a pergunta: por que o mensalão tucano ainda não foi julgado?

9) É possível ser crítico sem ódio nem parcialidades ideológicas (um procurador da Lava-Jato, operação que deve ser cantada e prosa e verso, não pode organizar manifestação para 16 de agosto, dia já agendado para manifestações antipetistas, sob pena de passar atestado de adesão ideológica e colocar em dúvida a idoneidade do seu trabalho).

10) É possível ser crítico de petistas e de tucanos ao mesmo tempo sem jogar para a torcida que compra jornal de direita.

11) É possível ter certeza de que o PT desperdiçou uma oportunidade histórica e que sua aura se esgotou. Uma solução corajosa seria o PT autodissolver-se. Outra solução é a parte que não se corrompeu sair e fundar outro partido.

12) É possível perceber que o sistema está podre. A sabedoria popular explica: é o sujo falando do mal lavado. Uma parte dos cidadãos, porém, gosta do sujo se ele for da sua ideologia. O ressentimento contra o esquerdismo no poder está encontrando a sua desforra. Por outro lado, o esquerdismo no poder quer se justificar como Robin Hood. Não cola mais.

13) O país inteiro está perdendo.

OBS: por que não há indignação nas ruas contra o fato de quem réu, Renan Calheiros, continua presidindo o Senado? Por que os peemedebistas gaúchos, que se consideram tão éticos, não pedem a sua saída? Eduardo Cunha também ficará?

Ser complexo é o caminho mais seguro para a solidão.

*Juremir Machado veiculado pelo Correio do Povo

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Política | 12/03/2020
Plenário do Congresso ocupa a pauta, e votação da MP 905 tem novo adiamento
Agora, sessão da comissão mista que analisa contrato 'verde e amarelo' foi transferida para a terça-feira 17
Política | 04/03/2020
Bancários devem dizer não à MP que mexe na jornada de trabalho e em negociações da PLR
A instituição da carteira verde-amarela autoriza trabalho aos sábados e domingos e acaba com participação de sindicatos nas negociações de PLR
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor