Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Nota Oficial da Fetrafi-RS e SindBancários
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 21/11/2014 | 15:11:03
Nota Oficial da Fetrafi-RS e SindBancários
Entidades se manifestam sobre a Cláusula da Gratificação Semestral
 
Circula entre Banrisulenses falsa informação, dizendo que a cláusula do Acordo Coletivo que define as verbas do salário que compõe a Gratificação Semestral, teria sido incluída de maneira sorrateira pelo Banco, ou, numa versão mais irresponsável, que os Sindicatos e a Fetrafi-RS teriam permitido que isso acontecesse.

Esta falsa informação afirma, ainda, que esta cláusula prejudicaria o processo trabalhista do SindBancários, que pede que a Justiça do Trabalho determine pagamento aos Banrisulenses das diferenças salariais decorrentes da inclusão do ADI na Gratificação Semestral de 2008 até 2013.

Sobre este boato, as Entidades Sindicais têm a dizer que:

1º. Esta cláusula do Acordo foi apresentada nas Mesas de Negociações ocorridas nos dias 7/10 e 09/10 e se repetiu na audiência no TRT, que definiu a proposta aprovada, 16 dias depois, pelas 38 assembleias realizadas no Estado;

2º. Em todas estas negociações, todos os representantes do Comando estavam presentes e todos receberam por escrito o resumo destas propostas, com a cláusula da Gratificação Semestral prevista no aditivo do Rio Grande do Sul exatamente como está no Acordo.

3º. Mais de 50 colegas estavam presentes na audiência do dia 10/10, no TRT, e testemunharam que, na proposta lá apresentada, constavam "todos os itens da proposta do dia 09/10”. Isso pode ser constatado na ata da audiência, que está disponível, na íntegra, no www.trt4.jus.br, processo PJE nº 0021452-45.2014.5.04.0000;

4º. As assessorias jurídicas do Sindbancários e da Fetrafi/RS sustentam que a cláusula que trata da regulamentação da base de cálculo da Gratificação Semestral estabelecida em convenção coletiva aditiva vigente no Estado do Rio Grande do Sul em nada prejudica o processo ajuizado pelo SindBancários. Seria uma atitude contraditória o Sindicato ajuizar uma Ação (que já tem Decisão favorável tanto na Vara do Trabalho como no TRT) e, depois, cometer qualquer ato que pudesse prejudicá-la.

5º. A ação judicial promovida pelo SindBancários de Porto Alegre trata de discutir a base de cálculo da gratificação semestral que é estabelecida em norma interna do banco e que também prevê a base de cálculo desta gratificação.

Enfim, a razão, a lógica e a responsabilidade devem prevalecer. Com o seu julgamento final no TST, o SindBancários espera comemorar a vitória deste processo junto com os bancários e bancárias que serão favorecidos.


*Fetrafi-RS e SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor