Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 20\04\2024
Últimas Notícias
Campanha da CUT desmascara e debate o preconceito enrustido
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Discriminação | 18/11/2014 | 12:11:42
Campanha da CUT desmascara e debate o preconceito enrustido
Sociedade usa artíficios destrutivos contra negros
 

No Brasil, a cultura e o padrão estético negro e africano convivem com um padrão estético e cultural branco europeu de maneira tensa e escamoteada. Afinal, diz a maioria, não somos preconceituosos. Porém, nem a forte presença da cultura negra, nem o fato de 51% da população brasileira ser negra têm sido suficientes para eliminar ideologias, desigualdades e estereótipos racistas.


Para discriminar os negros, nossa sociedade usa artifícios destrutivos, como a desvalorização da cultura de matriz africana e dos aspectos físicos herdados pelos descendentes de africanos.

A Campanha "Basta de Racismo no Trabalho e na Vida" nasceu justamente da necessidade de desmascarar e debater, nos sindicatos, nos locais de trabalho e na sociedade, este preconceito, seja ele enrustido ou não. Mais do que isso: é nosso dever combater o racismo, trabalhar pelo fim da desigualdade social e racial, empreender a reeducação das relações étnico-raciais.

E isso precisa ser feito, em especial e urgentemente, no mercado de trabalho, em que o preconceito racial está enraizado e precisa ser fortemente combatido. Passados mais de cem anos do fim da escravidão, os negros ainda ocupam os postos de trabalho menos valorizados, não conseguem ascender na carreira e ganham menos que os brancos.

É um equívoco pensar que a discussão sobre a questão racial se limita ao movimento social negro e a estudiosos do tema, e não ao movimento sindical. Por meio desta Campanha, pretende-se promover o debate e conscientizar os/as trabalhadores/as de que é preciso unidade para acabar com esta diferenciação, que não traz benefícios às pessoas, tampouco à sociedade.

A CUT, uma vez mais, coloca-se nesta importante luta com o objetivo de eliminar as desigualdades entre negros e brancos e de promover uma sociedade mais justa para todos.

Destacamos a importante participação e contribuição dos Ramos, em especial da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM); da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comércio e Serviços (Contracs); da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf); da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); e da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Segurança e Similares (Fenadados).

Temos certeza de que, com o apoio dos nossos Ramos, avançaremos no compromisso, na conscientização, na qualificação e no envolvimento da CUT em todos os estados, Ramos e Sindicatos filiados.

Juntos vamos lutar pela igualdade racial e pela reparação das desigualdades históricas para os negros no Brasil.


*Vagner Freitas, presidente nacional da CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Discriminação | 20/11/2020
CUT-RS condena racismo e repudia assassinato de homem negro no Carrefour em Porto Alegre
Leia a nota na íntegra
Discriminação | 19/11/2020
Pandemia descortina discriminação racial no mercado de trabalho
Dados mostram que a renda média da população negra representa apenas 56,2% da recebida pelos brancos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor