Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 27\04\2024
Últimas Notícias
Bancários gaúchos prometem mais uma campanha salarial combativa
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 15/08/2014 | 16:08:50
Bancários gaúchos prometem mais uma campanha salarial combativa
Categoria ampliará mobilização para garantir avanços na CCT
 
 


Sindicatos de Bancários de todo o Rio Grande do Sul participaram nesta sexta-feira do ato público de lançamento da Campanha Salarial 2014. A atividade, convocada pela Fetrafi-RS e pelo SindBancários, aconteceu no início da tarde, entre as agências do Banrisul e da Caixa, na Praça da Alfândega, no centro da Capital.


Munidos com bandeiras, faixas e adesivos, os bancários promoveram a primeira atividade rua para dar visibilidade à Campanha Salarial. A mídia deste ano enfatiza o slogan "Queremos mais”: emprego, salário, saúde, segurança e igualdade. A Campanha terá um caráter abrangente, visando garantir melhores condições de trabalho, remuneração e emprego de qualidade.

Dirigentes da Fetrafi-RS e SindBancários fizeram declarações no carro de som, enfatizando as principais reivindicações dos bancários e a grande mobilização da categoria para a Campanha Salarial.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis - que assumiu o cargo oficialmente na manhã desta sexta-feira - destacou a lucratividade do setor financeiro. "Sabemos que em 2014, a rentabilidade dos bancos é 30% maior do que a obtida no ano passado e a tendência é aumentar ainda mais. O motivo pelo qual os lucros aumentam é a constante cobrança das metas abusivas, o assédio moral, a falta de segurança e as péssimas condições de trabalho. É preciso mudar essa situação. É preciso ampliar os direitos dos bancários”, ressaltou o sindicalista.

"Desde 2003 temos conseguido aumento real e muitos outros avanços para a categoria. No entanto, os bancários querem mais e, para isso é preciso pressionar as direções dos bancos com a nossa mobilização. Precisamos enxergar esse ato de lançamento da Campanha Salarial como uma grande tarefa.  Temos de fazer mais do que uma campanha corporativa, manifestando a preocupação da categoria com o futuro do país", enfatizou o diretor da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo..

"É preciso também unir forças para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Não podemos aceitar retrocessos. Temos que avançar no projeto daqueles que dialogam com as nossas pautas", afirmou o dirigente da Federação.

As principais reivindicações dos bancários em 2014 são: reajuste de 12,5%; valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.979,25 em junho); PLR maior; mais empregos; fim da terceirização; combate às metas abusivas e ao assédio moral; segurança contra assaltos e sequestros e igualdade de oportunidades.

Pauta específica dos banrisulenses

Durante a manifestação, o Comando dos Banrisulenses entregou a pauta específica ao presidente da instituição. Os bancários foram recebidos por Túlio Zamin no 4º andar da Direção Geral e protocolaram a entrega de suas reivindicações para as negociações específicas da Campanha Salarial. Agora a expectativa dos trabalhadores é pelo agendamento da primeira rodada.

Na ocasião, o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, destacou a legitimidade da pauta entregue. "Estamos aqui para entregar este documento, aprovado no Encontro Nacional dos Banrisulenses, a partir de amplos debates com os colegas. Temos aqui elencadas nossas prioridades e estamos conscientes de que o Banco têm condições de nos atender. Além disso, estamos com grande disposição para a luta por nossos objetivos”, destacou Rocha.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, salientou a importância das negociações específicas concomitantes à mesa da Fenaban. "Queremos garantir agilidade no encaminhamento da mesa específica para encerrar a campanha juntamente com os demais bancos. Ainda temos questões históricas resolver de maneira definitiva, como o plano de carreira”, lembrou o presidente do SindBancários.

*Imprensa/Fetrafi-RS e SindBancários
Edição e Imagem: Marisane Pereira - Mtb/RS9519

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor