Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Assaltantes atacam agência do Banrisul em Porto Alegre
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Ataques a bancos | 23/07/2014 | 16:07:51
Assaltantes atacam agência do Banrisul em Porto Alegre
Bandidos renderam bancário na porta de entrada
 
Mais um caso para fazer os banqueiros pensarem muito naquilo que o Sindicato repete sempre. Bancário não é treinado para enfrentar situações de risco, quadrilhas de assaltantes treinados e bem informados sobre as rotinas das agências. O trabalhador também não pode ficar com a chave da agência. Pois foi exatamente isso que aconteceu. Quatro homens armados renderam o supervisor da agência do Banrisul da Avenida João Pessoa, no bairro Santana, em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, (23) e mantiveram colegas como reféns.

As diretoras do SindBancários, Ana Guimaraens e Milena de Oliveira, ambas funcionárias do Banrisul, e a diretora Natalina Gué foram até o local para acompanhar os procedimentos do banco em casos como este. O diretor da Fetrafi-RS, Jorge Almir da Silva Paz também esteve na unidade. Por ter sido um ataque de assaltantes e com reféns, os dirigentes sindicais reivindicaram que não havia condições de os trabalhadores desempenharem suas funções. Todos os funcionários foram dispensados e a agência ficou fechada.

A diretora eleita do Sindicato, Ana Guimaraens, afirmou que os criminosos sabiam da rotina do gerente da agência, o que facilitou a ação. "Os bancos precisam, urgentemente, reforçar a segurança prevenindo os assaltos para que a vida das pessoas não seja colocada em risco. Nós, do SindBancários, alertamos, avisamos e mostramos que um bancário sem treinamento em segurança não pode ficar com a chave da agência. O colega fica muito vulnerável”, alerta a diretora.

Detalhes da ação demonstram o quanto as quadrilhas estão investindo em informação e até em equipamentos de comunicação. Segundo a Brigada Militar, além de levar as três armas dos vigilantes, os assaltantes fugiram em um Honda City com placas clonadas, que foi abandonado na Rua Laurindo, proximidades do local do assalto. Há suspeitas de que os homens utilizavam um rádio transmissor com a mesma frequência da Brigada Militar.

"O Sindicato tem contribuído muito com a produção de conhecimento sobre as ações das quadrilha. Nossa tarefa tem sido sensibilizar autoridades locais de municípios de nossa área de abrangência e pelo Interior do Estado de que é preciso criar legislações locais para obrigar os bancos a investir em segurança e contratar trabalhadores treinados e especializados em segurança, como os vigilantes, para abrir porta de banco no início do expediente", avaliou a diretora Milena de Oliveira.

A diretora Natalina Gué disse que o papel do Sindicato ao ir até o local foi informar os trabalhadores sobre seus direitos em casos como este, garantir que o banco emita a CAT e prestar apoio. "No nosso departamento de saúde, temos tido a experiência de acompanhar colegas que sentem efeitos psicológicos de uma ação como esta apenas alguns dias ou até mesmo semanas ou meses depois. Por isso, é importante procurar o Sindicato para que possamos prestar apoio e também orientações sobre nossos direitos", explicou Natalina.

O último assalto a essa agência teria ocorrido há seis anos. Depois disso, houve arrombamento e vandalismo.

*Imprensa/SindBancários com edição da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Ataques a bancos | 26/05/2020
Agência do BB vira alvo de assaltantes
Antes mesmo da abertura para atendimento ao público, agência na avenida Farrapos em Porto Alegre foi invadida por três homens armados. Sindicato teme início de onda de violência que leve medo aos bancários.
Ataques a bancos | 29/08/2019
Revogada liminar que impedia venda de ações do Banrisul
Decisão deixa caminho aberto para desmonte do banco
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor