Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 21\04\2024
Últimas Notícias
Uso de mídias digitais é nova ferramenta para luta de classes
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Fetrafi-RS | 28/11/2013 | 12:11:35
Uso de mídias digitais é nova ferramenta para luta de classes
Curso da Fetrafi-RS promove debate sobre o tema nesta quinta-feira
 
 

O advento das mídias digitais, incluindo redes sociais, microblogs e outras ferramentas coloca a comunicação diante de um novo paradigma. Assumir a utilização destas ferramentas como prioridade para disputa de hegemonia com os meios tradicionais de comunicação é um dos grandes desafios atuais do movimento sindical. Com o objetivo de qualificar a ação dos sindicatos neste sentido, o Departamento de Comunicação da Fetrafi-RS reúne dirigentes sindicais e assessores de imprensa ao nesta quinta-feira, na sede da entidade, para discutir o uso mídias digitais.


O curso é ministrado pelo jornalista multimídia do Núcleo Piratininga de Comunicação, Arthur William Cardoso e conta com a participação de representantes de 23 sindicatos filiados à Fetrafi-RS. Pela manhã, o evento aborda o papel de cada ferramenta para a construção de uma comunicação que acompanhe o cotidiano das pessoas, unindo jornal, rádio, TV e internet. Além disso, o palestrante explica como usar serviços de compartilhamento de vídeos, fotos, áudios, textos, entre outras mídias.

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, diz que o tema do curso é muito importante para quem faz a luta de classes. “A manipulação da informação ocorre de forma muito escancarada na mídia tradicional. Com o avanço tecnológico, qualquer pessoa tem acesso a formas alternativas de comunicação. O objetivo da federação é qualificar os sindicatos para o uso destas ferramentas, viabilizando a comunicação efetiva com a categoria através das redes sociais”, explica o dirigente sindical.

Arthur William salienta que a mercadoria dos meios tradicionais de comunicação sempre foi a audiência. “Com a expansão do uso das mídias sociais a audiência foi pulverizada. Isto colocou a mídia comercial no meio de uma crise. A mídia alternativa está ascendendo e precisamos nos preparar para assumir nosso papel nesta disputa”, pondera o jornalista.

O palestrante enfatiza que os sindicatos também precisam compreender a importância de financiar os meios de comunicação contra hegemônica. “Para enfrentar este monopólio da mídia, onde sete famílias controlam os meios de comunicação do país, é preciso investir nos meios alternativos. Todo mundo acha bacana o trabalho de quem contrapõe e questiona a mídia comercial, mas este trabalho tem um custo”, observa.

O Curso continua na tarde desta quinta-feira, com uma aula prática sobre a utilização de diversas mídias sociais.

*Imprensa/Fetrafi-RS

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Fetrafi-RS | 19/11/2020
Fetrafi-RS lança o Portal BancáriosRS em 26 de novembro
Live terá participação de Leandro Demori, editor executivo do The Intercept Brasil
Fetrafi-RS | 16/11/2020
Edital de Convocação Sistema Diretivo
Reunião dia 26 de novembro, às 14 hs
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor