Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Fetrafi-RS reivindica direito de resposta ao Jornal Zero Hora
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Comunicação | 21/10/2011 | 03:10:20
Fetrafi-RS reivindica direito de resposta ao Jornal Zero Hora
Federação questiona texto publicado na coluna de Paulo Sant’Ana
 
 
A Fetrafi-RS protocolou nesta quinta-feira, dia 20, um pedido de resposta ao Jornal Zero Hora, referente ao texto publicado no último domingo, dia 16, na coluna do jornalista Paulo Sant’Ana. A coluna veiculada pelo Jornal atacou de maneira preconceituosa e unilateral as greves dos trabalhadores dos Correios e do sistema financeiro. O colunista responsabilizou os trabalhadores pelos transtornos gerados pela paralisação nos serviços.

A Federação recebeu diversas manifestações de indignação na segunda-feira, 17, dia seguinte à veiculação da coluna, de sindicatos filiados e bancários em geral. Após avaliar a necessidade de imediata retratação, o Colegiado Executivo da Fetrafi-RS decidiu encaminhar um Requerimento de Pedido de Resposta à direção do Jornal Zero Hora.

Através do requerimento, a Fetrafi-RS salienta o ataque feito por Paulo Sant’Ana ao direito de greve, garantido aos trabalhadores pela Constituição Brasileira. A entidade sindical também questiona a visão equivocada do jornalista, que transforma um episódio pessoal e irrelevante na base para uma crítica “infame” às greves.

“É lamentável que em pleno século XXI ainda haja profissionais com uma visão tão retrógrada e preconceituosa, a ponto de não enxergar além de seus próprios umbigos. A categoria bancária enfrentou o setor que mais lucra no país em uma campanha salarial dura, que teve vários impasses. A greve foi o único instrumento capaz de pressionar os bancos por uma solução negociada. Não fizemos nada além de lutar por nossos direitos coletivos. Se a greve acabou se estendendo, a responsabilidade recai sobre os bancos, que simplesmente interromperam o processo de negociação por um longo período”, afirma o diretor da Fetrafi-RS e representante no Comando Nacional, Arnoni Hanke.

Confira o requerimento da Fetrafi-RS na íntegra:

Ilustríssimo Senhor Representante Legal do Jornal Zero Hora – Nesta Capital

A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul, por sua representação legalmente constituída vem perante Vossa Senhoria requerer Direito de Resposta à ofensa perpetrada aos bancários (e suas organizações de classe) na coluna do jornalista Paulo Santana, do dia 16 de outubro passado.

Com efeito, a coluna intitulada “Greves infames”, num texto carregado de adjetivações e preconceito, atribui a responsabilidade pela greve exclusivamente aos bancários, e trata este Direito Constitucionalmente assegurado, como se estivéssemos no século XIX, quando a greve era um fenômeno social apenas “tolerado” pela sociedade. Hoje o direito de greve é plenamente assegurado e respeitado em todos os países civilizados do mundo.

Considera-se uma absurda injustiça o tom preconceituoso da matéria, que esquece por completo que uma greve nunca é responsabilidade de apenas uma das partes. A greve, como um instrumento de equilíbrio do poderio patronal na mesa de negociações, só é utilizada quando as negociações fracassam.

Havendo fracasso numa tratativa bilateral, como é uma negociação coletiva, considera-se insensato responsabilizar apenas uma das partes por tal insucesso. Nunca é demais lembrar que os banqueiros instalados no Brasil, estão entre os setores de maior rentabilidade no mundo.

Por estes motivos, a requerente, representando os seus entes associativos filiados em todo o Estado, requer que seja publicado na coluna do referido jornalista, o texto anexo que dá a visão da parte atingida pela publicação. Tudo isso, com base no inciso V do artigo 5º da Constituição Federal, que assegura direito de resposta, proporcional ao agravo sofrido.

PEDE DEFERIMENTO.

Porto Alegre, 20 de outubro de 2011.
 
*Fetrafi-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Comunicação | 06/07/2020
Bancários na pandemia e banqueiros na Suíça: Fetrafi-RS lança “Real News: a verdade sem filtro”
Série de vídeos para a internet fala sobre a realidade dos trabalhadores durante a pandemia de forma bem-humorada
Comunicação | 16/06/2020
Estreia Central do Brasil, rede nacional dos movimentos sociais
Assista ao programa transmitido pelo YouTube da TVT
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor