Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
MP do contrato verde e amarelo caduca no Senado, mas poderá ser reeditada
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 20/04/2020 | 18:04:57
MP do contrato verde e amarelo caduca no Senado, mas poderá ser reeditada
Medida que prejudica os bancários voltou para o governo federal
 
 
O Senado Federal devolveu a Medida Provisória 905, que cria o contrato verde e amarelo, para reedição do presidente Jair Bolsonaro. A votação da MP caducava nesta segunda-feira, 20 de abril, mas a sessão extraordinária remota foi cancelada. Pelo Twitter, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, escreveu que Bolsonaro "atendeu ao pleito manifestado pelo Senado Federal e decidiu revogar a MP 905, reeditando suas partes mais relevantes na sequência". 
A medida aumenta a jornada de trabalho dos bancários para 8 horas e permite que trabalhaem aos sábados, domingos e feriados. A Câmara aprovou a proposta na semana passada e encaminhou ao Senado há cinco dias do encerramento do prazo. Desde então, os movimentos de trabalhadores e senadores da oposição fizeram pressão para que a medida não entrasse na pauta de votação. 

A decisão final de não votar a matéria partiu dos líderes partidários, pois não há acordo sobre a MP. Alguns líderes questionam o momento no qual a medida foi apresentada, ou seja, em meio à pandemia, e também o pouco tempo para apreciação de um texto tão complexo. 
 
Na sexta-feira, o presidente do Senado ressaltou que "nunca, nenhuma medida provisória foi tão complexa quanto esta”. A MP 905 foi recordista em emendas no Congresso: 1.951 sugestões foram apresentadas por parlamentares. O texto aprovado na Câmara também sofreu várias mudanças em relação à proposta original e à versão que saiu da comissão mista.

O curto prazo para análise de MPs no Senado é queixa antiga na Casa. O texto, que passa primeiro por uma comissão mista, segue para a Câmara dos Deputados antes de ser analisado pelos parlamentares, e essas matérias chegam muitas vezes com prazo "estourando”.

Segundo entendimento do Senado, não há empecilho para o governo reeditar a MP neste ano, já que o texto original foi editado em 2019, na sessão legislativa passada. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu o governo de reeditar medida provisória no mesmo ano de MP convertida em lei ou rejeitada pelo Congresso.  A corte seguiu o voto da ministra Rosa Weber.

Com informações da Agência Senado

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor