Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\10\2019
Últimas Notícias
Entidades lançam Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Meio Ambiente | 19/06/2019 | 13:06:56
Entidades lançam Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul
Fetrafi-RS subscreve manifesto e participa do grupo
 
 
Na noite desta terça-feira (18), representantes de diversas entidades ambientais, sindicais, associativas e movimentos sociais reuniram-se, no Salão de Atos Thereza Noronha, no 9º andar da sede do CPERS para o lançamento do Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM/RS).

O comitê é composto por mais de 50 entidades, entre elas a Fetrafi-RS, que foi representada pela diretora Cristiana Garbinatto, e o próprio CPERS. A coordenação é formada pelas entidades: Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (AGAPAN), Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA Guaíba), Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/RS) e Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM).

O objetivo do comitê é a defesa da vida e contra os impactos ambientais dos projetos de magamineração que estão previstos no Rio Grande do Sul, entre eles, o Mina Guaíba, que está em processo de licenciamento para se instalar em uma área de 5.000 hectares nos municípios de Charqueadas e Eldorado do Sul. Outros três grandes projetos, de igual importância, atestam que o Rio Grande do Sul entrou definitivamente na mira das empresas mineradoras, com o apoio do governo do Estado e de prefeituras, iludidos pelas promessas de geração de empregos e incremento nas suas receitas. Todos os projetos trarão um alto impacto socioambiental para o Estado do Rio Grande do Sul, colocando em risco a saúde dos gaúchos e gaúchas. (veja aqui os projetos no Manifesto do CCM)

Durante o encontro os representantes das entidades expuseram as consequências severas para o meio ambiente e para a população gaúcha que os quatro principais projetos de mineração se concretizados trarão. Ao total existem mais de 150 projetos de mineração no solo gaúcho.

O vice-presidente da Agapan, Heverton Lacerda, destacou que novas entidades podem agregar-se ao CCM/RS. "O intuito é aumentar nossas forças e sabemos que a partir do lançamento do comitê que é feito hoje, novas entidades aparecerão e estaremos prontos para a luta”, finalizou.

No final do evento o Comitê de Combate à Megamineração lançou o manifesto "Sim à vida, não à destruição”, o qual detalha os principais projetos e lista os prejuízos e impactos que as mineradoras trarão se realmente forem instaladas no Estado.
 
Fonte: CPERS-Sindicato com informações da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Meio Ambiente | 23/08/2019
Manifestantes do mundo todo protestam em defesa da Amazônia
Preocupação chegou à cúpula do G7 e virou trending topics no Twitter
Meio Ambiente | 21/08/2019
Mina Guaíba: concentração de poluentes na atmosfera ultrapassaria em até 241% o permitido por lei
Dados foram apresentados em audiência pública
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor