Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Trabalhadores pressionam deputados contra fim do plebiscito para venda da CEEE, CRM e Sulgás
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 06/05/2019 | 15:05:18
Trabalhadores pressionam deputados contra fim do plebiscito para venda da CEEE, CRM e Sulgás
Plenário da Assembleia Legislativa vota segundo turno da PEC que retira consulta popular da Constituição
 
 
O plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul votará em segundo turno nesta terça-feira (7), a partir das 14h, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 272, de autoria do governador Eduardo Leite (PSDB), que acaba com a obrigatoriedade da realização de plebiscito para a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás.
O projeto foi aprovado em primeiro turno, por 40 votos a 13, na calada da noite de 23 de maio, apesar da resistência dos trabalhadores das estatais e das bancadas de oposição. Os votos contrários foram dos parlamentares do PT, PSOL e PDT.

Um projeto de iniciativa popular, apresentado pelo Fórum em Defesa do Plebiscito, com mais de 80 mil assinaturas, foi indeferido pelo presidente da Assembleia, deputado Luiz Augusto Lara (PTB), alegando "incorreções jurídicas”. 

 "Temos que pressionar outra vez os deputados e as deputadas estaduais, pois é preciso respeitar o direito constitucional do povo gaúcho de ser ouvido sobre o futuro dessas empresas”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

"Além disso, entregar patrimônio público não resolve a crise financeira do Estado. O governo Britto (PMDB) privatizou a CRT, esquartejou a CEEE e extinguiu a Caixa Estadual, mas a dívida do Estado com a União só aumentou”, lembra o dirigente sindical.

Para Nespolo, "é lamentável que o governo Leite continua a mesma agenda do governo Sartori, que passou quatro anos tentando vender a CEEE, CRM e Sulgás para aderir ao Plano de Recuperação Fiscal do governo federal, que é nocivo para o presente e o futuro do povo gaúcho”. 

 O secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, salienta que o plebiscito é um direito garantido na Constituição Estadual, aprovado por unanimidade pelos deputados em 2002, como forma de proteger as empresas públicos de futuras tentativas de privatização.

"Querem impedir que o povo gaúcho possa decidir sobre o futuro dessas três empresas públicas, que são estratégicas para a energia e o desenvolvimento do Estado, no exato momento em que países da Europa, como Alemanha e Reino Unido, e até os Estados Unidos revertem privatizações em setores como energia, água e coleta de lixo”, alerta Ademir, que é um dos coordenadores da Frente em Defesa do Patrimônio Público. 
 
Fonte: CUT-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 27/10/2020
Fetrafi-RS apoia campanha “Tributar os super-ricos”
Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre medidas tributárias para tirar o país da crise, com taxação de grandes fortunas.
Geral | 11/09/2020
Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul
EDITAL
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor