Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Patrulha Maria da Penha atendeu cerca de 18 mil mulheres em 2016
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Violência | 27/07/2017 | 14:07:28
Patrulha Maria da Penha atendeu cerca de 18 mil mulheres em 2016
Programa foi criado pela BM em 2012, sendo pioneiro no país
 
 

A Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar atendeu cerca de 18 mil mulheres em 2016 nos 27 municípios em que atua com 32 equipes. O programa foi criado pela BM em 2012, sendo pioneiro no país. "Ameaça e lesão corporal são as ocorrências que prevalecem”, afirmou a coordenadora geral da Patrulha Maria da Penha, capitã Clarisse Heck. Ela presidiu nesta quarta-feira o 1º Seminário Interno da Patrulha Maria da Penha, realizado no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. O evento, comemorativo aos cinco anos da unidade, teve como objetivo, por exemplo, a atualização e aperfeiçoamento do trabalho realizado e ainda a troca de experiências entre os policiais militares envolvidos.

"Monitoramos os casos atendidos”, observou a oficial, acrescentando que as mulheres são orientadas para serem atendidas nos serviços municipais e estaduais disponíveis nas redes de assistência social e psicológico, entre outros serviços, onde "ela pode se socorrer e buscar apoio”. De acordo com a capitã Clarisse Heck, as mulheres "raramente voltam a ser vítima de violência doméstica e familiar”.

A oficial observou que a Patrulha Maria da Penha fiscaliza também as medidas protetivas de urgência. Ela entende que muitos feminicídios foram evitados com a atuação da BM. "No momento em que é constatado que a vítima foi agredida e o agressor está no local, ele é preso e levado à delegacia” lembrou. A capitã Clarisse Heck revelou ainda que a ideia é cada vez mais ampliar a atuação da Patrulha Maria da Penha nas cidades gaúchas.

Presente na abertura do evento, o Chefe do Estado Maior BM, coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, parabenizou a unidade. "É um trabalho diferenciado, de qualidade, de muita abnegação, de extremo profissionalismo e dedicação”, declarou. Segundo ele, as atividades das patrulhas devem ser incrementadas. "Além de salvar vidas, vocês estão salvando famílias, cidadãos, cidadãs, comunidades e fazendo um serviço que muitas vezes ninguém quer fazer”, destacou.

"As vítimas enxergam em vocês a salvação de suas vidas”, enfatizou o oficial. "Enquanto uma mulher precisar, estaremos lá”, assegurou o coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, referindo-se à atuação da BM na prevenção contra a violência doméstica e familiar. 

*ZH
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Violência | 22/03/2018
Nota do Comando Nacional: Justiça e amparo para Marielle e seus familiares
​Comando Nacional repudia execução de Marielle, pede rigor na apuração e na punição dos culpados.
Violência | 25/04/2017
'Ruralistas têm respaldo para fazer o que quiserem' diz Pastoral da Terra
Comissão registrou 61 assassinatos em 2016
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor