Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 26\04\2024
Últimas Notícias
Sindicato do Litoral Norte reúne com CCDH AL/RS para apurar abuso de autoridade da BM
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Sindicatos | 11/07/2016 | 11:07:21
Sindicato do Litoral Norte reúne com CCDH AL/RS para apurar abuso de autoridade da BM
Bancário da Caixa foi vítima de truculência e prisão irregular em Tramandaí
 
 

Um caso de abuso de autoridade da Brigada Militar contra um empregado da Caixa motivou reunião entre o Sindicato do Litoral Norte e a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS. O encontro entre dirigentes sindicais e parlamentares ocorreu na manhã da quarta-feira (6), em Tramandaí e debateu a situação de um empregado Caixa daquela cidade, vítima de abuso de autoridade e perseguição política, no último dia 15 de junho. O trabalhador foi coagido por um policial militar que tentou ingressar na agência bancária armado, sem apresentação de identificação profissional.


Após ouvir o relato do bancário e dos diretores sindicais que estão acompanhando o caso desde a denúncia do trabalhador, os deputados Jeferson Fernandes e Manuela D´avila se reuniram com o Comando do CRPO de Osório para apurar todas as versões do caso. A Comissão foi recebida pelo Coronel Altemir Silva de Lima.

O objetivo da Comissão é auxiliar que todas as providências sejam tomadas para garantir a segurança e integridade física da sociedade, em um esforço conjunto de fortalecimento das regras entre poder público, Brigada Militar e comunidade. Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte do RS, João Leonel Barcelos Teixeira, é preciso esclarecer o caso, uma vez que os bancários não podem ser submetidos a situações humilhantes e irreparáveis, a exemplo do ocorrido com o empregado da Caixa de Tramandaí.

Entenda o caso

No dia 15 de junho passado, um sargento da Brigada Militar tentou entrar na agência de Tramandaí com sua arma. Na ocasião, o supervisor da unidade solicitou que o policial apresentasse a identificação profissional. Após negar-se a apresentar o documento o PM se retirou da agência, mas voltou em seguida acompanhado de dois soldados para prender o bancário. O supervisor foi algemado, coagido e exposto desta forma na Unidade de Pronto Atendimento da cidade, sob o pretexto de realização de exame médico.

Cabe destacar, que a apresentação de identificação nestas situações é prevista no Manual Normativo da Empresa Pública e coincide com a orientação da Norma Interna da Brigada Militar, conhecida como Mensagem Direta nº 0665/EMBM-PM3/10, de 9 de junho de 2010.

Ação Sindical

O caso é acompanhado pelo Sindicato dos Bancários do Litoral Norte e pela Fetrafi-RS. A Federação enviou ofícios ao Ministério Público do RS, à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa/RS, à Superintendência da Caixa e ao Comando da Brigada Militar com relato detalhado da situação. Federação e sindicato também tiveram audiência com o deputado Jeferson Fernandes, da CDH AL/RS e participaram de uma reunião com o Departamento Jurídico da Caixa para debater o assunto e definir encaminhamentos. O bancário foi transferido para outra cidade em função da ocorrência.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, João Leonel Barcelos Teixeira, a entidade está tomando todas as medidas legais para que haja a devida reparação. "Com o cumprimento da legislação, a relação da Brigada Militar com bancos e bancários deve permanecer inabalada, uma vez que a sociedade conta com o trabalho dos policiais para que a segurança seja garantida. Contudo, o respeito às normas, leis estabelecidas e o cumprimento do dever das mesmas deve ser soberano nas relações, independente de patentes e hierarquias”.

"Os bancários vivem sob constante tensão no ambiente de trabalho devido à iminência de ataques a bancos, assaltos e sequestros. Temos a Brigada Militar como parceira para enfrentar a insegurança, mas não podemos aceitar este comportamento abusivo contra um trabalhador, que estava apenas cumprindo as normas de segurança, inclusive recomendação da própria BM. A consideração dos bancários a toda a corporação da Brigada Militar deve ser recíproca. Uma atitude truculenta e isolada como esta não pode manchar a imagem daqueles que zelam pela segurança pública”, enfatiza o diretor da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo.

*Seeb Litoral Norte RS com edição da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Sindicatos | 18/06/2020
Assembleias virtuais estão liberadas
Fetrafi-RS vem orientando sindicatos a evitar encontros presenciais
Sindicatos | 07/05/2020
Bancários promovem ações solidárias para ajudar populações vulneráveis em tempo de pandemia
Porto Alegre, Paranhana e Novo Hamburgo já estão mobilizados. A Fetrafi-RS orienta que todos colaborem como puderem.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor