Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Hoje: Inciam atividades do Acampamento da Juventude
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Fórum Social Mundial | 15/01/2016 | 08:01:14
Hoje: Inciam atividades do Acampamento da Juventude
São esperadas 3 mil pessoas até 23 de janeiro no Harmonia
 

O Acampamento da Juventude, simultâneo ao evento comemorativo aos 15 anos do Fórum Social Mundial (FSM) em Porto Alegre, deve contar com a participação de 3 mil pessoas de 15 a 23 de janeiro, no parque Harmonia. Mesmo sem receber o FSM oficial, que neste ano acontecerá no Canadá no mês de agosto, a Capital gaúcha sedia, a cada dois anos desde 2010, o Fórum Social Temático (FST).
A organização do evento confirma que, até o momento, cerca de mil pessoas realizaram inscrição para utilizar a estrutura do acampamento, que contará com banheiros e cozinha coletiva. A segurança ficará por conta de uma equipe dentro do evento. Do lado de fora, a Guarda Municipal fará a proteção. São esperados ativistas de todas as regiões do País, além de uma delegação do Canadá, responsável pela organização do FSM na cidade de Québec.

O objetivo do Acampamento, além de ofertar pouso aos congressistas de outras cidades, é a construção de políticas para a juventude por meio da convergência de ideias. Com esse norte, uma das coordenadoras do acampamento, a secretária de juventude da CUT-RS, Letícia Raddatz, propõe a integração dos movimentos sociais. "É importante que todos participem para que possamos ver para onde convergerão todas essas pautas que existem por aí."

Assim como o FSM, o Acampamento tem uma organização descentralizada, formulada por sindicatos, centrais sindicais, movimentos estudantis, entre outros. Letícia iniciou sua participação junto ao evento ainda em 2012, no Fórum Palestina Livre. "A gente se inseriu nesse processo para levar o viés classista para essa organização", explica a santa-rosense, que viaja semanalmente para participar das reuniões de organização. "Esse coletivo tem pessoas de todas as linhas políticas", afirma.

O fórum é conhecido por ser um dos fatores que levaram às manifestações da era digital, como o Occupy Wall Street - movimento que surgiu em Nova Iorque denunciando a disparidade social e econômica do mundo. "Acreditamos que muitos daqueles ganhos que tivemos a partir do primeiro fórum, como as conquistas sociais na América Latina, precisam se mostrar sólidos em meio à conjuntura atual", explica Letícia.

A programação deste ano, que será divulgada na sexta-feira, será voltada à reflexão sobre a origem do evento e seus desdobramentos no mundo. Há espaço para a realização de trabalhos voluntários diversos durante o fórum. Interessados no acampamento ou em trabalhar no evento, devem entrar em contato com a organização por meio dos canais oficiais.

Fonte: Jornal do Comércio
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Fórum Social Mundial | 15/03/2018
Fórum Social Mundial discute agiotagem praticada pelos bancos
​Tenda da CUT ficou lotada; antes da reflexão, participantes fizeram um minuto de silêncio para lembrar o assassinato da vereadora Marielle Franco.
Fórum Social Mundial | 14/03/2018
Contraf-CUT participa do Fórum Social Mundial
Evento começou nesta terça-feira, dia 13, em Salvador
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor