Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
Cineclube Torres elaborou programação ibero-americana
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Sindicatos | 11/01/2016 | 09:01:09
Cineclube Torres elaborou programação ibero-americana
Atividades têm entrada franca, com debate e convívio
 

Para chegada da temporada de verão, momento no qual a cidade recebe milhares de turistas, na maioria do cone sul do continente, o Cineclube Torres elaborou, pelo quinto ano consecutivo, uma programação centrada em produções cinematográficas de expressão ibero-americana, oriundas de vários países sul americanos e ibéricos. Como todas as atividades do Cineclube Torres lembramos que a entrada é franca e debate e convívio, antes e após o filme, são sempre bem vindos.
A importância da reflexão sobre esta complexa identidade cultural é particularmente interessante no Rio Grande do Sul, que culturalmente representa um lugar de confluência das diretrizes fundamentais que compõem esta particular expressão. Este ano estarão representadas na nossa seleção, para além da brasileira e das ibéricas (Portugal e Espanha), a maioria das cinematografias centro e sul americanas: México, Peru, Chile e Argentina.

Segunda-Feira, 11 de janeiro
Centro Municipal de Cultura de Torres - 20h
Rudo e Cursi - A vida é uma (2008)
de Carlos Cuarón - México

Beto (Diego Luna) e Tato (Gael García Bernal) são irmãos que largaram a vida de camponeses para tentar a sorte nos campos de futebol. Apesar do sonho fraterno de construir uma casa para a mãe, os dois vivem em disputa, dentro e fora do campo, numa relação de amor e ódio. A chegada à fama e ao sucesso não resolve essa rivalidade, bem pelo contrário.
Em este seu primeiro longa-metragem, Carlos Cuarón, irmão mais novo de Alfonso Cuarón, faz uma hilariante e cáustica gozação sobre o mundo do futebol, sobre a ascensão meteórica de jogadores da miséria para a riqueza extrema e sua incapacidade de lidar com isso, sobre a música brega, sobre a imprensa sensacionalista, sobre a corrupção endêmica, sobre o poder do tráfico de drogas, tudo isso ambientado na sociedade mexicana, mas poderia perfeitamente estar tratando do Brasil.

Segunda-Feira, 18 de janeiro
Centro Municipal de Cultura de Torres - 20h
Elefante Branco (2012)
de Pablo Trapero - Argentina

O cinema argentino é muitas vezes identificado com histórias de problemas e angústias existenciais da sua pequena burguesia, em bairros nobres da capital. Pablo Trapero é nesse sentido uma exceção e ambienta esse filme numa favela na periferia de Buenos Aires que cresceu em torno do esqueleto de um enorme prédio inacabado, estopim para sucessivas invasões, crescimento desordenado, violência, marginalização, tráfico de drogas e tudo mais.
Um grupo religioso acompanha a situação, de forma institucionalizada e burocrática, mas um dos seus sacerdotes, interpretado pelo ubíquo quanto excepcional ator Ricardo Darín, vive intensamente esta missão de amenizar a vida e os problemas dos habitantes da comunidade, tendo que lutar contra a violência policial, a burocracia da máquina pública e a guerra entre gangues de traficantes.

Segunda-Feira, 25 de janeiro
Centro Municipal de Cultura de Torres - 20h
Lavoura Arcaica (2001)
de Luiz Fernando Carvalho - Brasil.

A trama inverte a parábola bíblica do filho pródigo abordando a narrativa de uma forma puramente estética e visual, com interpretações magistrais por parte dos atores, imagens deslumbrantes e uma trilha musical perfeita.
André (Selton Mello) é um filho desgarrado, que saiu de casa devido à severa lei paterna e ao sufoco da ternura materna. Pedro, seu irmão mais velho, recebe da mãe a missão de trazê-lo de volta ao lar. Cedendo aos apelos de Pedro, André resolve voltar para a casa, mas os conflitos familiares em lugar de serem resolvidos, se tornam pouco a pouco inconciliáveis.
O filme de Luiz Fernando Carvalho foi homenageado em 2015 na 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, para celebrar os 40 anos da publicação do romance escrito por Raduan Nassar que forneceu a trama do filme.


Fonte: Bancários Litoral
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Sindicatos | 18/06/2020
Assembleias virtuais estão liberadas
Fetrafi-RS vem orientando sindicatos a evitar encontros presenciais
Sindicatos | 07/05/2020
Bancários promovem ações solidárias para ajudar populações vulneráveis em tempo de pandemia
Porto Alegre, Paranhana e Novo Hamburgo já estão mobilizados. A Fetrafi-RS orienta que todos colaborem como puderem.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor