Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Caixa confirma que extinguiu vagas deixadas com PAA
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 25/11/2015 | 10:11:46
Caixa confirma que extinguiu vagas deixadas com PAA
CEE considera atitude da empresa mais um desrespeito com os trabalhadores
 

Após questionamento feito pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), a Caixa Econômica Federal informou que efetuou adequações na Lotação Autorizada de Pessoal (LAP). Na prática, isso significa a extinção de vagas que foram deixadas pelos trabalhadores que saíram do banco por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria realizado este ano. Na resposta, a Gerência Nacional de Informações Corporativas e Negociação Coletiva (GEING) alegou que a medida ocorreu em todas as unidades para atender determinações do Ministério do Planejamento.


Para a CEE, esse posicionamento da empresa é um desrespeito. "Em outubro do ano passado, quando o ACT 2014/2015 foi assinado, havia autorização para a Caixa ter 103 mil empregados. Na época, o banco contava com 101 mil trabalhadores, quantitativo já considerado insuficiente para atender a demanda. A saída de mais de três mil empregados com o PAA agravou ainda mais essa situação”, destaca Fabiana Matheus, coordenadora da comissão e diretora de Administração e Finanças da Fenae. Segundo ela, independentemente da posição da Caixa, a luta por mais empregados será intensificada.

#MaisEmpregadosJá

Enquanto a realidade nas unidades de todo o país é de empregados sobrecarregados e mais doentes, e de clientes e usuários sofrendo à espera de atendimento, cerca de 30 mil aprovados no concurso público de 2014 continuam aguardando convocação. Neste ano, mais de 3 mil trabalhadores do banco deixaram a empresa por meio do PAA.

Nesta quarta-feira (25), a Caixa deve protocolar, no Ministério Público do Trabalho, um cronograma de contratações dos aprovados no concurso público realizado em 2014 ou um estudo em que dimensione as contratações a serem feitas até dezembro deste ano, como prevê a cláusula 50 do ACT 2014/2015, ou até junho de 2016, quando termina a validade do certame. A exigência foi feita pelo procurador Carlos Eduardo Brisolla.

Também está sendo apurada pelo Ministério Público do Trabalho denúncia de não cumprimento pela Caixa da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência Física, os PCD’s. A procuradora Ana Cláudia Monteiro recebeu, nesta segunda-feira(23), uma comissão de concursados e o assessor jurídico da Fenae, Paulo Roberto Alves da Silva. Na oportunidade, os aprovados repassaram à procuradora do trabalho documentos relatando o problema.

Abaixo-assinado

Uma das ações para forçar a Caixa a contratar mais empregados é a coleta de apoio ao abaixo-assinado, em todo o país. O objetivo é chegar a 100 mil assinaturas até o final de janeiro. As folhas podem ser baixadas no www.fenae.org.br/maisempregadosja. "Essa é apenas uma das armas que vamos usar. Também vamos nos mobilizar nas ruas, no Judiciário e no Congresso Nacional. Todas as atividades são importantes nessa luta”, diz Fabiana Matheus.

*Fenae com edição da Fetrafi-RS

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor