Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Bancários paralisam agências em Caxias do Sul
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Terceirização | 15/04/2015 | 15:04:18
Bancários paralisam agências em Caxias do Sul
Dirigentes percorrem bancos da cidade para distribuir panfletos
 
 

Três agências bancárias do centro de Caxias do sul deverão permanecer fechadas durante toda esta quarta-feira, 15. A ação é do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, que estará, ao longo de todo o dia, em frente às agências do Santander (Av. Júlio de Castilhos, 1457), Itaú e Bradesco (ambas na Júlio esquina com Rua Borges de Medeiros) realizando a distribuição de material e conversando com as pessoas sobre o PL 4330, que liberar a terceirização para atividades-fim no Brasil.


"Além de não resolver os problemas atuais dos mais de 12 milhões de trabalhadores terceirizados no Brasil, o Projeto de Lei traz para os demais 34 milhões de trabalhadores formais o risco iminente de se tornarem prestadores de serviços eventuais, com vínculos de trabalho muito mais precários. Isso porque o principal motivo da terceirização é a redução dos custos com pessoal e o PL 4330 ataca os direitos trabalhistas”, diz o coordenador da Secretaria de Organização e Política Sindical do Sindicato dos Bancários caxiense, Nelso Antonio Bebber.

A partir das 11h, integrantes do sindicato dos bancários irão percorrer outras agências bancárias da cidade para a entrega de material e sensibilização da categoria. Estas agências, no entanto, não serão fechadas.

O movimento dos bancários caxienses acompanha outros movimentos que estão sendo realizados em todo o país, ao longo de toda esta quarta-feira, por diversas categorias de trabalhadores, contra o PL 4330.

Sobre o PL 4330

O texto-base do PL 4330/2004 da terceirização, apresentado pelo relator, deputado Artur Maia (SD-BA) e aprovado no dia 8 de abril de 2015, pela Câmara dos Deputados, pode trazer consequências desastrosas para a vida dos trabalhadores.

O PL 4330 amplia a terceirização para todas as atividades das empresas. Atualmente, por força do Enunciado 331 do TST, somente as atividades chamadas "meio", ou seja, aquelas acessórias e não relacionadas à atividade principal (atividade-fim), podem ser terceirizadas, tais como limpeza e vigilância.

De acordo com o texto aprovado, qualquer atividade agora poderia ser repassada para terceiros. E como a terceirização no Brasil é utilizada para reduzir custos de mão de obra, imaginem o que ocorreria com os cerca de 37 milhões de trabalhadores contratados diretamente e por prazo indeterminado hoje. Gradativamente seriam substituídos por trabalhadores prestadores de serviços.

*Imprensa/Bancax

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Terceirização | 29/06/2017
CUT apoia ação da PGR contra lei de terceirização irrestrita
Desde o início, a Central diz que projeto é inconstitucional
Terceirização | 25/04/2017
Lei das Terceirizações já causa estragos
Depois de o Bradesco demitir bancários, prefeituras eliminam concursos
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor