O BB apresentou os compromissos de acordo firmados e
cumpridos. Os funcionários cobraram algumas pendências para correção,
envolvendo as substituições no PSO e também no que se refere ao pagamento de
vale transporte em dinheiro.
Os dirigentes sindicais cobraram do banco um contato com as empresas
fornecedoras de cartões de transporte, no sentido de facilitar aos funcionários
as recargas. O banco ficou de verificar a correção de valores nos casos das
cidades onde existem tarifas diferenciadas e o crédito foi a menor.
Contratações, corte de dotação e pessoal excedente
Os representantes dos funcionários cobraram do BB as contratações anunciadas e
o número de funcionários excedentes, além de explicações sobre o corte de 3 mil
dotações. O banco ficou de apresentar mais informações posteriormente, mas
adiantou que nos casos de excedentes sem vaga na mesma praça não haverá pressão
para remoção nem transferência compulsória.
Reestruturações
A Contraf-CUT, federações e sindicatos cobraram pendências ainda existentes nas
reestruturações das Gecex, Auditoria e o andamento das reestruturações nas
agências setor público e Gecor, cujos dados serão apresentados posteriormente.
Intervalo de 15 minutos das mulheres antes das horas extras
A Comissão de Empresa solicitou ao banco informações sobre a questão dos 15
minutos de intervalo das mulheres antes de iniciar uma jornada extraordinária.
O BB afirmou que implantou o intervalo baseado numa liminar que foi reflexo da
decisão do Supremo Tribunal Federal de ratificar o artigo 384 da CLT e manter
esse período de descanso.
A Contraf-CUT cobrou do BB que faça a alteração efetiva no ponto eletrônico das
mulheres, criando o registro do intervalo e que, até que se faça o registro
efetivo, o banco pague a hora extra integral sem desconto dos 15 minutos desde
o dia da implantação da medida até que resolva definitivamente.
Esse assunto ainda será tema de discussões futuras, considerando o passivo
trabalhista acumulado ao longo dos anos onde não foi observada a regra da lei.
Agências com horário estendido
O BB apresentou um programa-piloto do modelo de agências escritório que terão
horário de atendimento remoto aos clientes de alta renda no horário das 7h até
as 24h.
A Comissão de Empresa fez diversos questionamentos, principalmente no que se
refere à segurança das trabalhadoras e dos trabalhadores, a questão da jornada
e, ainda, se o fato de ter horário tão estendido não levaria os clientes a
fazer contato com os funcionários fora do horário de trabalho.
O banco esclareceu que os contatos serão remotos em plataformas corporativas, o
que impede a realização de contatos fora do ponto eletrônico. Informou ainda
que os gerentes de relacionamento deste modelo de atendimento não terão celular
corporativo, já que foram desenvolvidos aplicativos exclusivos para o modelo.
Condições de trabalho
Os representantes dos funcionários denunciaram que o sistema de triagens, que
está sendo exigido, tem feito muitos gestores cobraram dos caixas relatórios
sobre o porquê atendeu clientes com transações abaixo de R$ 800. Na avaliação
da Comissão de Empresa, essa medida é arbitrária e aumenta a pressão sobre os
trabalhadores. O BB informou que não é orientação da empresa o preenchimento
desses formulários e que vai emitir comunicado a respeito.
Programa Trainee e Certificação de Gestores
O BB também apresentou o Programa de Trainee e certificação de gestores. No
primeiro, a Comissão de Empresa pediu alguns esclarecimentos quanto à
necessidade de recrutamento fora do sistema TAO. O banco informou que foi feito
com base no histórico de desligamento de bons profissionais com pouco tempo de
empresa e que o programa é uma forma de retenção de talentos.
A Comissão de Empresa avalia que o programa foi bem recebido pelos funcionários
com até 5 anos de banco, mas cobrou uma flexibilização neste critério de tempo
de casa. Também ficou bem claro que o número de pessoas inscritas no programa é
muito pequeno, o que não impacta o modelo de concorrências internas.
Em relação à Certificação de Gestores, foi apresentado o Radar do Gestor, que
entre outras coisas verifica o desempenho nas áreas de gestão de pessoas,
processos internos e cumprimento de metas (com maior peso), com a avaliação dos
últimos cinco anos, medida nos 10 semestres, com pesos diferenciados entre os
semestres mais recentes e os mais antigos.
Foi apresentada uma regra em que a cada ano 95% dos gestores de cada segmento
de agências terão cerificação para manter ou poder subir de nível de agências e
os 5% menor avaliados obrigatoriamente mudarão para uma agência de nível
inferior.
Embora o banco tenha afirmado que 5% é menor que o número atual de
"downgrades" (rebaixamento de nível) entre os gestores a Comissão de
Empresa solicitou dados mais detalhados ao banco.
Funcionários cobram negociação sobre Cassi
Os dirigentes sindicais protocolaram um ofício ao BB, solicitando a abertura
imediata de negociações sobre a Cassi, uma vez que os assuntos sobre os
problemas financeiros da Caixa de Assistência já têm sido assunto nos jornais
de grande circulação do país.
Esse pedido de negociação sobre a Cassi já havia sido feito ao banco desde 3 de
dezembro do ano passado, sem a concretização de nenhuma reunião até o momento.
Negociação também sobre devolução da parte patronal do Previ Futuro
A Comissão de Empresa também protocolou um ofício ao BB, solicitando uma
negociação específica sobre a devolução da parte patronal do Previ Futuro. É um
tema integrante da pauta de reivindicações deliberada nos congressos de
funcionários do BB organizados pela Contraf-CUT.
Contraf-CUT se posiciona quanto ao processo da Juliana Donato
A Contraf-CUT, através da Comissão de Empresa, protocolou um ofício ao BB,
solicitando o cancelamento da punição aplicada à funcionária Juliana Donato em
processo envolvendo a atividade sindical. Outro pedido é que não seja feito
nenhum impedimento a sua posse como representante dos funcionários no Conselho
de Administração do BB (Caref), função à qual foi recentemente eleita.
Avaliação da reunião
Foi a primeira mesa de negociação em 2015, que iniciou um novo formato com a
participação de dirigentes sindicais convidados de cada federação e novas mesas
nesse formato serão realizadas.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do
BB, "foi importante a retomada do processo de negociação permanente, mas
precisamos avançar mais em medidas concretas, com a regulamentação do intervalo
de 15 minutos das mulheres e a urgente necessidade de uma negociação sobre a
Cassi".
"O assunto Cassi já virou tema de toda roda de conversa dos funcionários
nos locais de trabalho e já foi parar na grande imprensa. É inadmissível que o
banco se recuse a negociar com os representantes dos trabalhadores. Por isso,
solicitamos a instalação de uma mesa em caráter urgente", enfatizou
Wagner.
"Também precisamos retomar muitas discussões pendentes, como as condições
de trabalho e os processos administrativos", completou o dirigente
sindical.
Continuidade das negociações
A Contraf-CUT também solicitou ao banco uma nova reunião de negociação para os
assuntos pendentes e permanentes, como as reestruturações e temas relacionados
às condições de trabalho.
Foram também solicitadas mesas de negociação específica sobre o processo do
Ministério Público em relação aos cargos de nível superior, sobre processos
administrativos e sobre Gedip.
*Contraf/CUR
|