Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Comissão paritária do PCS da Caixa avança sobre promoção por mérito
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 19/03/2015 | 14:03:06
Comissão paritária do PCS da Caixa avança sobre promoção por mérito
Ficou garantida a não vinculação ao cumprimento de metas
 
 

A reunião da Comissão Paritária do Plano de Cargos e Salários (PCS), realizada na terça-feira (17), em Brasília, trouxe avanços na construção da sistemática de promoção por mérito para o ano-base de 2015. Depois de assegurada a não vinculação ao cumprimento de metas, ficou garantida a conquista de um delta com 40 pontos. No critério anterior, eram necessários 50 pontos.


A Caixa se comprometeu a enviar no dia 24 de março, para as representações dos trabalhadores, o documento contendo os pontos acordados. O objetivo é que a sistemática, para aplicação em 2016, seja homologada na primeira negociação da mesa permanente, agendada para o dia 31 de março.

"Afastar a intenção da direção da Caixa Econômica Federal de incluir os resultados do AV Caixa, programa baseado no cumprimento de metas, como um dos parâmetros para a evolução dos empregados no Plano de Cargos e Salários (PCS), foi sem dúvida a nossa principal conquista", avalia o integrante da comissão, Genésio Cardoso.

Para ele, a reunião desta terça-feira foi positiva, porque após a pressão dos trabalhadores a Caixa evoluiu em relação ao que vinha defendendo nas reuniões anteriores. O banco melhorou a proposta nas questões relativas a pontuação e aperfeiçoamento dos critérios objetivos e subjetivos.

Outra conquista dos trabalhadores é a garantia de pontos extras, num total de 10, para os empregados que investirem no autodesenvolvimento.

Ainda na reunião, a Caixa assegurou que não haverá exigências de cursos. Nesse critério, contará os cursos que o empregado fizer. "Se o empregado não alcançar os 40 pontos nos critérios objetivos, ainda terá a opção de buscar através dos pontos extras", ressalta Genésio.

A sistemática da promoção por merecimento terá uma pontuação máxima de 70 pontos. Desse total, 40 serão dos critérios objetivos, que incluem: frequência ao trabalho medida pelo Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon), participação do empregado no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e horas de capacitação com a realização de 30 horas anuais nos módulos da Universidade Caixa, além da participação de cursos sugeridos pelo banco para o desenvolvimento orientado.

Para os critérios subjetivos, a Caixa sugeriu adotar um formato mais simplificado em relação ao modelo aplicado em 2013, dando foco na avaliação de equipes de trabalho e não nas unidades como um todo.

Os representantes dos trabalhadores concordaram com a proposta, mas reivindicaram ajustes. Primeiro na pontuação sugerida pelo banco que era de apenas cinco pontos e segundo na aplicação da métrica, para evitar prejuízos tanto para as agências que tem equipes de trabalho com apenas dois empregados, por exemplo, quanto para as agências que possuem equipes com maior número de trabalhadores.

A Caixa recuou e aumentou para 20 pontos a pontuação dos critérios subjetivos. A empresa também concordou em estabelecer um teto mínimo de dois empregados a serem indicados para recebimento do delta e o texto máximo de oito. O banco ficou de estudar também como será feito o escalonamento da pontuação.

Para Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, o quanto mais cedo for divulgada pela empresa a sistemática da promoção por merecimento, mais tempo terão os empregados para buscar a obtenção dos deltas.

"A Caixa dá sinais de querer acabar com a promoção por mérito, conquistada na unificação dos PCSs em 2008. Não discutiu a sistemática em 2014 e, somente com muita luta, garantimos o delta para os empregados promovíveis e a inclusão da sistemática no ACT de 2015", enfatizou Fabiana, que também é diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Em 2014, por outro lado, a Caixa não debateu os critérios com os trabalhadores e pagou um delta a todos os empregados, também conquistado com a luta dos trabalhadores.

*Contraf/CUT com Fenae

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor