Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
Cobrança indevida lidera queixas dos consumidores em 10 anos, diz Procon
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 30/10/2014 | 15:10:05
Cobrança indevida lidera queixas dos consumidores em 10 anos, diz Procon
Itaú Unibanco ficou no topo em dois segmentos: cartão de crédito e banco comercial
 

Balanço do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, que reúne informações de Procons de todo o país e completa dez anos este mês, mostra que a cobrança indevida está no topo do ranking de reclamações.


Dos 12,35 milhões de registros contabilizados, nada menos do que 2,74 milhões, ou 22% do total, foram motivados por tais cobranças. Juntos, os quatro problemas que aparecem na sequência do ranking produto com vício, garantia, contrato, demora ou não entrega de mercadorias não alcançam esse volume de queixas. Segundo Lorena Tavares, coordenadora-geral do Sindec, muitas questões sobre cobrança indevida, no entanto, têm origem na oferta.

A cobrança indevida está sempre no topo do ranking das reclamações. E, muitas vezes, o problema, de fato, é a oferta, o que sinaliza o quanto o mercado tem que se adaptar para falar com o consumidor sem induzi-lo ao erro. Há um problema elementar de relacionamento entre as empresas e o consumidor, a tal ponto que ele precisa procurar o Estado para conseguir a cópia de um contrato, pagar uma conta ou obter uma fatura detalhada ressalta Lorena, acrescentando que 41% dos atendimentos feitos nos Procons, de outubro de 2004 até agora, foram simples consultas de cidadãos.

Se o ranking de problemas não se alterou muito nesse período, a posição no de setores foi se alternando em função do novo cenário econômico, com a entrada de milhões de cidadãos no mercado consumidor. Entre os mais reclamados dos últimos dez anos, em primeiro lugar está telefonia celular, seguida por telefonia fixa, cartão de crédito, banco comercial, aparelho celular, financeira, TV por assinatura, energia elétrica, microcomputador/produtos de informática e serviços de internet.

A telefonia fixa ter passado ao primeiro lugar em 2014 surpreende, já que o serviço é cada vez menos utilizado, mas a leitura é que o crescimento está ligado à venda de combos pelas empresas, com vários serviços combinados. Como ao reclamar é preciso eleger um serviço, o consumidor classifica como telefonia fixa analisa Lorena.

Entre as empresas mais reclamadas no período, a Oi aparece duas vezes, no setor de telefonia fixa e serviços de internet. O Itaú Unibanco ficou no topo do ranking em dois segmentos: cartão de crédito e banco comercial. Claro aparece uma vez por telefonia móvel; Samsung também, em aparelho celular; BV Financeira, em financeiras; Sky, em TV por assinatura, Coelba/BA, em energia elétrica, e o Grupo Digibrás (CCE/Lenovo), em microcomputador/produtos de informática.

DIFERENÇA REGIONAL DE QUALIDADE E ATENDIMENTO

Gisela Simona, presidente da Associação Brasileira dos Procons, diz que uns dos méritos do Sindec foi identificar empresas que atuam de forma diferente de acordo com a região do país.

Ficou constatada a diferença de qualidade de serviço e atendimento de algumas empresas, no Sudeste e no Norte do país, por exemplo. Ainda que elas tentem desqualificar os números, querendo contrapor com a base de clientes, ao se comparar empresas do mesmo setor, o número de reclamações é um argumento muito forte diz Gisela.

Contra fatos não há argumentos. É com esta frase que Juliana Pereira, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), define a importância do Sindec para a política de defesa do consumidor brasileira. Segundo a secretária, ao reunir dados de 355 Procons, de 424 cidades brasileiras, o sistema possibilitou desenhar políticas públicas e fortaleceu a voz do consumidor nacionalmente.

Empresas destacam redução nas queixas

A Oi informa priorizar investimentos em redes para melhoria da qualidade do serviço. No primeiro semestre deste ano, investiu R$ 3,2 bilhões em expansão e melhoria da qualidade da rede móvel (3G e 4G) e da rede fixa para serviços de banda larga e TV paga.

Com 74,9 milhões de clientes, a operadora ressalta a importância da proporcionalidade entre o volume de reclamações e o número de clientes: a taxa mensal de registros sobre total clientes, diz, é de 0,022% , considerando os dados anualizados do Sindec dos últimos oito meses.

A Claro também afirma nortear sua atividade pela excelência dos serviços, pela qualidade no atendimento e melhora de índices, apesar de considerar o número de queixas baixo em relação à base de 69 milhões. Segundo a operadora, melhorias foram feitas e, entre os resultados, está a queda de 24% nas queixas registradas no Rio de Janeiro, entre o primeiro semestre de 2013 e o de 2014.

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs) responde pelo terceiro setor mais reclamado e chama atenção para a queda contínua da participação do segmento, que representava 11,9% do total de registros em 2004 e caiu para 6,7% em 2014.

Já a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) diz que a unificação e a organização dos dados feitas pelo Sindec desencadeou mudanças setoriais e a criação de regras específicas de autorregulação bancária.

Na avaliação do Itaú Unibanco, o Sindec permitiu que órgãos de defesa do consumidor, fornecedores e a sociedade acompanhassem, sob uma mesma visão, as principais questões de consumo e definissem prioridades para promover melhorias.

*O Globo

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor