Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Dilma assume compromisso de fortalecer bancos públicos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 24/10/2014 | 16:10:19
Dilma assume compromisso de fortalecer bancos públicos
Presidente respondeu documento dos bancários da Caixa e do BB
 
 

Na quinta-feira (23), a presidenta Dilma Rousseff encaminhou carta aberta aos bancários dos bancos públicos federais, em resposta aos documentos entregues no dia 15 de outubro pela Fenae, Contraf/CUT, CUT e sindicatos dos bancários de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No texto, a presidenta do Brasil assume o compromisso de fortalecer as instituições financeiras públicas federais, "que são indispensáveis para a economia brasileira e um patrimônio da sociedade", e pede o voto de seus funcionários.

Os documentos dos bancários em defesa da manutenção e fortalecimento dos bancos públicos foram entregues a Dilma em encontro ocorrido em São Paulo. Um dos textos é o "Mais Caixa para o Brasil". Nesse documento, que é resultado do seminário "A Caixa que a Gente Quer”, os trabalhadores afirmam a importância histórica do banco, fundado por Dom Pedro II, em 1861, e o papel social e de desenvolvimento do país, que a Caixa Econômica Federal passou a cumprir nos últimos 12 anos, nos governos Lula e Dilma.

A carta aberta de Dilma manifesta "satisfação por termos cumprido, desde o primeiro dia de governo do presidente Lula e em todo meu governo, nosso compromisso com o fortalecimento dos bancos públicos", cujo "primeiro e fundamental passo foi a valorização dos bancários".

A presidenta diz também que recuperada a capacidade do Caixa, do BB, do BNDES, do BNB e do Basa de atuar em favor do Brasil. Lembra ainda que "o comportamento dos bancos públicos na crise em 2009 foi exemplar, quando, por orientação do governo federal, forneceram crédito em grande volume para que a sociedade brasileira mantivesse a atividade econômica e o nível de emprego".

"É esse o modelo que defendemos, ao contrário do modelo tucano que relegou os bancos públicos a meros coadjuvantes do sistema financeiro privado, deixando a atividade produtiva à mercê de extorsivas taxas de juros. Sabemos onde vai dar esse caminho equivocado: demissão, arrocho e, por fim, privatização, como ocorreu com os bancos estaduais no passado", enfatiza a presidenta Dilma.

E conclui: "Tenho confiança de que estamos no caminho certo em nosso compromisso com o fortalecimento dos bancos públicos, que são indispensáveis para a economia brasileira e um patrimônio da sociedade. Juntos, bancos públicos, seus funcionários e o governo federal, fizemos muito, e faremos muito mais. Deixo aqui meu abraço e peço o seu voto para que possamos, juntos, fortalecer ainda mais os bancos públicos brasileiros e os seus funcionários".

Confira aqui a íntegra da carta da presidenta Dilma Rousseff para os bancários da Caixa e do BB.

*Fenae

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor