O BC passou a divulgar tais informações de forma mais
simples e diretano sitewww.bcb.gov.br/?ranking. O cliente pode acessar o ranking
com mais facilidade e, ainda, fazer simulações,
"A divulgação do ranking tem o objetivo de contribuir
para a transparência das ações do BC, trazendo ao conhecimento da sociedade a
quantidade de reclamações que foi processada, analisada e encerrada pelo BC em
cada período de referência, com a indicação de quais foram as instituições com
maior índice de reclamações", informa a instituição.
BC altera critérios da pesquisa
A partir de julho, o BC passou a considerar como
"grandes bancos" aqueles com mais de 2 milhões de clientes (antes, o
corte era em 1 milhão de clientes). O ranking passou a incluir também as
financeiras.
O BC tem um critério para montar esse ranking. O número de
reclamações procedentes é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1
milhão. A partir dessa conta, chega-se a um índice.
As reclamações procedentes são aquelas que infringem normas
do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.
O BC também ampliou a base de clientes considerada. Até
então, eram considerados apenas os clientes que faziam operações de depósito
cobertas pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Agora, foram incluídas também
outras operações de depósito e os clientes que tomam crédito, mas não
necessariamente têm conta ou investimento no banco.
BMG lidera disparado entre os grandes bancos
O banco com mais de 2 milhões de clientes que teve mais
reclamações em julho foi o conglomerado BMG, que inclui o banco BMG, o banco
Cifra, o BCV Banco de Crédito e Varejo e a Cifra Crédito, Financiamento e
Investimento.
A instituição teve 106 reclamações procedentes em abril e
contava com 2,63 milhões de clientes sob as garantias do FGC. Com isso, seu
índice fechou julho em 40,30, muito acima dos demais bancos.
Em nota, o banco afirmou que "trabalha de forma
incansável para oferecer o melhor atendimento e atua com agilidade para sanar
quaisquer dúvidas ou pendências de seus clientes". "Dessa forma, o
BMG tem ampliado os esforços para melhorar os procedimentos internos, para
garantir maior eficiência na solução das demandas dos clientes."
Em seguida, Santander, Banrisul, HSBC e Caixa
Em segundo lugar no ranking de reclamações aparece o
Santander, com índice de 13,61, correspondente a 419 reclamações para 30,8
milhões de clientes.
Em terceiro lugar ficou o Banrisul, com índice de 11,87. O
banco teve 45 reclamações procedentes divididas entre 3,8 milhões de clientes.
O HSBC vem na sequência, com índice de 9,54. Contra a
instituição financeira foram computadas 98 reclamações procedentes para um
universo de 10,3 milhões de correntistas.
O quinto banco com mais reclamações foi o Bradesco. O banco
mostrou índice de 6,69. Foram 488 reclamações procedentes para 72,9 milhões de
clientes.
Entre os bancos e financeiras com menos de 2 milhões de
clientes, o Bic lidera o ranking.Na sequência aparecem J. Malucelli,
banco Fibra, banco Daycoval e BNP Paribas.
Principal queixa é débito não autorizado
No ranking sobre o tipo de reclamações, os débitos não
autorizados lideram a lista, com 351 ocorrências. Nesse caso, o Santander é
líder, acumulando 93 dessas reclamações, seguida pelo Caixa Econômica Federal
(79) e Banco do Brasil (69).
O segundo maior número de reclamações foi quanto a
irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou
legitimidade das operações e serviços, com 212 queixas. Nesse caso, a Caixa
lidera com 76 reclamações, seguida pelo Santander (34) e Bradesco (33). *UOL
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