Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
HSBC sobrecarrega seus funcionários desrespeita os clientes em Caxias
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 26/08/2014 | 14:08:52
HSBC sobrecarrega seus funcionários desrespeita os clientes em Caxias
Fechamento de baterias de caixas desqualifica atendimento
 
 

O Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região realizou na sexta-feira, 22, a entrega de uma carta aberta aos usuários do HSBC sobre a situação dos trabalhadores do banco, em especial contra as demissões na instituição bancária.

Somente no primeiro semestre de 2014, o lucro líquido global do banco inglês dois de U$ 9,46 bilhões. No Brasil, neste mesmo ´período, o lucro foi de U$ 55 milhões em todo o Brasil. Aos clientes brasileiros cabe a dura sina de exploração diária, através das altas taxas de juros e tarifas mais caras do mundo.

E apesar do lucro gigantesco, o banco fechou 616 empregos no ano passado, adotando a rotatividade da mão de obra como prática desleal para baixar os salários e, consequentemente, aumentar o seu lucro. No primeiro trimestre deste ano 20 agências foram fechadas em todo o país, piorando ainda mais a situação para funcionários e clientes.

Caxias precisa de mais funcionários

Em Caxias do Sul a situação é a mesma. Em 2014 a agência Imigrante mudou seu status para agência Prime, retirando totalmente o serviço de caixa. Os trabalhadores das plataformas e caixas foram transferidos para a agência central, onde os funcionários viram crescer demasiadamente o volume de trabalho. Para ter uma ideia da situação, no dia 10 de março, ao fecharem o acesso a agência, restavam 174 clientes para serem atendidos pelos caixas. O tempo de atendimento médio foi de três horas. "O último cliente saiu às 19h", confessa um funcionário.

Os trabalhadores da agência Centro precisam dar conta de toda a demanda e ainda recebem reclamações devido ao prolongado tempo de espera e o reduzido número de caixas para atendimento ao público.

Já na agência Imigrante restam sete funcionários e alguns temem a demissão. Na área dos caixas eletrônicos, pessoas idosas muitas vezes têm dificuldade para operar o equipamento; outros clientes que precisam do caixa são obrigados a se dirigirem à agência Centro.

Cliente desde 1994 da agência Imigrante, o autônomo Vitor Bonatto, 34, afirma que a retirada dos caixas atrapalhou um pouco a sua vida, porém ele consegue contornar o transtorno na maioria das vezes nos caixas eletrônicos. "Às vezes é necessário ir à agência Centro. Mas pra mim, que ainda consigo contornar o problema, está tudo bem. Muitas pessoas, especialmente os idosos, precisam procurar a outra agência”, observa.

Os diretores do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região estiveram nas agências na sexta-feira e conversaram com clientes e funcionários. "Esta mudança causou grandes problemas, pois gera incerteza em alguns trabalhadores e há sobrecarga de trabalho para outros”, disse a coordenadora da secretaria de Imprensa, Propaganda e Mobilização, Vaine Terezinha Andreguete .

*Imprensa/Bancax com edição da Fetrafi-RS


 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor