Somente no primeiro semestre de 2014, o lucro líquido global
do banco inglês dois de U$ 9,46 bilhões. No Brasil, neste mesmo ´período, o
lucro foi de U$ 55 milhões em todo o Brasil. Aos clientes brasileiros cabe a
dura sina de exploração diária, através das altas taxas de juros e tarifas mais
caras do mundo.
E apesar do lucro gigantesco, o banco fechou 616 empregos no
ano passado, adotando a rotatividade da mão de obra como prática desleal para
baixar os salários e, consequentemente, aumentar o seu lucro. No primeiro
trimestre deste ano 20 agências foram fechadas em todo o país, piorando ainda
mais a situação para funcionários e clientes.
Caxias precisa de mais funcionários
Em Caxias do Sul a situação é a mesma. Em 2014 a agência
Imigrante mudou seu status para agência Prime, retirando totalmente o
serviço de caixa. Os trabalhadores das plataformas e caixas foram transferidos
para a agência central, onde os funcionários viram crescer demasiadamente o
volume de trabalho. Para ter uma ideia da situação, no dia 10 de março, ao
fecharem o acesso a agência, restavam 174 clientes para serem atendidos pelos
caixas. O tempo de atendimento médio foi de três horas. "O último cliente
saiu às 19h", confessa um funcionário.
Os trabalhadores da agência Centro precisam dar conta de toda
a demanda e ainda recebem reclamações devido ao prolongado tempo de espera
e o reduzido número de caixas para atendimento ao público.
Já na agência Imigrante restam sete funcionários e alguns
temem a demissão. Na área dos caixas eletrônicos, pessoas idosas muitas vezes
têm dificuldade para operar o equipamento; outros clientes que precisam do
caixa são obrigados a se dirigirem à agência Centro.
Cliente desde 1994 da agência Imigrante, o autônomo Vitor
Bonatto, 34, afirma que a retirada dos caixas atrapalhou um pouco a sua vida,
porém ele consegue contornar o transtorno na maioria das vezes nos caixas
eletrônicos. "Às vezes é necessário ir à agência Centro. Mas pra mim, que ainda
consigo contornar o problema, está tudo bem. Muitas pessoas, especialmente
os idosos, precisam procurar a outra agência”, observa.
Os diretores do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e
Região estiveram nas agências na sexta-feira e conversaram com clientes e
funcionários. "Esta mudança causou grandes problemas, pois gera incerteza em
alguns trabalhadores e há sobrecarga de trabalho para outros”, disse a
coordenadora da secretaria de Imprensa, Propaganda e Mobilização, Vaine Terezinha Andreguete . *Imprensa/Bancax com edição da Fetrafi-RS
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