Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
CUT debate sistema político e conselhos populares
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 30/07/2014 | 15:07:37
CUT debate sistema político e conselhos populares
Jurista Dalmo Dallari defende luta pela redemocratização
 

O debate sobre reforma política, que norteou a abertura da 14ª Plenária Nacional da CUT, voltou à pauta nesta terça-feira (29), segundo dia do encontro, em Guarulhos (SP).

Convidado na mesa que discutiu a democratização do Estado, o jurista Dalmo Dallari apontou que reformar o sistema político nada mais é do que cumprir o parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal: "todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente".

Dessa forma, o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva do Sistema Político, que organizações como a CUT promoverão entre os dias 1º e 7 de setembro, em todo o país, defende a aplicação de uma norma para efetivação do povo no poder.

"É preciso colocar em prática os preceitos constitucionais que garantem a participação popular", afirmou.

O jurista utilizou o mesmo princípio para defender o Decreto 8243/2014, que criou a Política Nacional de Participação Social e, por meio dela, conselhos populares. Ele também criticou os argumentos de setores conservadores contrários à medida e lembrou que o artigo 14 da Constituição também prevê plebiscitos e referendos.

"Não há fundamento na alegação de que reduzirá a competência do parlamento. Porque esses conselhos não são legisladores, mas de crítica, propostas e colaboração. São consultivos, extremamente importantes e é preciso agora colocar em prática esse instrumento", ressaltou.

Da mesma forma que a CUT e outras organizações dos movimentos sociais, o jurista também acredita que o atual sistema político é precário e estrangula a democracia por conta do poder econômico sobre as campanhas eleitorais.

Como exemplo, ele cita a demarcação das terras indígenas, que segundo a Constituição de 1988 deveria ser concluída até 1993, mas, segundo Dallari, não teve avanço por pressão do agronegócio.

Em defesa da causa

Jurista que ajudou a construir a Constituição, Dallari comparou o desafio dos movimentos em defesa do plebiscito com a luta pela redemocratização do país. Ele lembrou que a primeira só virou realidade por conta da reação popular diante das mortes, torturas e desaparecimentos praticados pela ditadura militar.

"A violência dos ditadores fez com que houvesse uma conscientização do povo e usamos esse ambiente favorável para ampliar a proposta e não só acabar com o regime, mas também convocar uma Assembleia Nacional Constituinte. Não é fácil, inclusive, porque a grande imprensa não colabora com esse trabalho de conscientização. Mas é preciso mostrar a responsabilidade de um voto", avalia.

Naquela ocasião, a organização dos movimentos fez com que instrumentos como a iniciativa popular e a ação popular fossem incluídos na Carta Magna. O primeiro é um mecanismo que permite à população apresentar projetos de lei, e o segundo, uma medida para anular atos lesivos do Poder Público.

Para Dallari, ferramentas legais de luta que devem ser utilizados junto à principal arma dos movimentos: a mobilização popular. "Sem ampla unidade não se chegará ao resultado, porque há uma resistência muito grande dos partidos e parlamentares."

*CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor