Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Contraf-CUT quer mudanças no plano de previdência do Bradesco
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 23/07/2014 | 15:07:35
Contraf-CUT quer mudanças no plano de previdência do Bradesco
Dirigentes sindicais solicitaram regulamento do novo plano
 
 
Em reunião ocorrida nesta segunda-feira (21), com a Contraf-CUT, federações e sindicatos, na Cidade de Deus, em Osasco (SP), o Bradesco anunciou mudanças no plano de previdência complementar dos funcionários. As entidades consideraram positiva a iniciativa de dialogar com o movimento sindical, mas criticaram o fato de o banco não abrir espaço para estabelecer um processo de negociação sobre as alterações. O representante dos bancários gaúchos na reunião foi o diretor do Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo, Mauro José Mânica.

Os representantes do Bradesco fizeram uma apresentação para os dirigentes sindicais, expondo os principais pontos do novo plano. Apesar dos esclarecimentos, ainda persistem muitas dúvidas sobre as mudanças e as entidades solicitaram o regulamento do novo plano, que o banco ficou de entregar nos próximos dias, o que permitirá uma avaliação mais precisa das alterações e se, de fato, elas trazem mudanças "favoráveis", como alega o banco, para os trabalhadores. 

Eles disseram que o banco quer começar a divulgar as mudanças para todos os funcionários já na semana que vem e que elas devem valer a partir do mês de outubro deste ano.

"O diálogo é importante, mas ficou claro para nós que alguns itens são questionáveis. Por isso, é fundamental analisar o regulamento, estabelecer um processo de negociação e garantir a participação dos funcionários na gestão", afirma Elaine Cútis, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco.

Participou da reunião o especialista em previdência complementar José Ricardo Sasseron, que é vice-presidente da Associação Nacional dos Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) e ex-diretor eleito da Previ. "É fundamental a abertura de um processo de negociação com o movimento sindical para garantir aos trabalhadores a possibilidade de optar pelas melhores condições para o seu plano de previdência complementar", enfatiza Sasseron, que é também diretor da Contraf-CUT. 

Atualmente, cerca de 40% dos funcionários do Bradesco são participantes do plano de previdência, conhecido como quatro por quatro. O movimento sindical vai aguardar o acesso ao regulamento do banco para avaliar as mudanças no plano de previdência e fazer os estudos técnicos necessários.

"Orientamos os trabalhadores para que não tomem nenhuma iniciativa antes de sanar todas as dúvidas existentes e que não saquem as suas reservas já constituídas no atual plano, uma vez que o mesmo possui condições já asseguradas e cada participante poderá escolher a melhor opção quando da data da aposentadoria", conclui a coordenadora da COE/Bradesco.
 
*Contraf/CUT com edição da Fetrafi-RS
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor