Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Santander quer desconto de horas não compensadas. Bancários seguem negociando.
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 31/07/2020 | 11:07:06
Santander quer desconto de horas não compensadas. Bancários seguem negociando.
COE volta a se reunir com direção do Santander nesta sexta.
 
 
"Seguimos buscando um acordo que satisfaça os trabalhadores no que diz respeito ao banco de horas e mais proteção contra a Covid-19. A proposta do banco segue insuficiente, pois não é razoável que o Santander queira descontar as horas em folha”, afirma o funcionário do Santander, representante dos gaúchos no COE e diretor do SindBancários, Luis Cassemiro. Na sexta, 31, o grupo volta a se reunir com o Santander.

Banco de Horas

O banco apresentou acordo em que anistia 10% das horas, porém busca validação por parte do movimento sindical dos acordos individuais com seus trabalhadores. A proposta apresentada pelo Santander ainda prevê a possibilidade que as horas remanescentes devedoras e excedentes e não compensadas até 31/12/2021 sejam descontadas em folha.

Os bancários deixaram claro seu descontentamento com a possibilidade do desconto em folha, o que não seria justo com os trabalhadores, e pediram o abono das horas que não puderem ser compensadas, lembrando do limite de compensação de 2 horas diárias. Os sindicatos ainda tentam negociar que o Santander não inclua o mês de abril na compensação.

Quanto a validação dos acordos individuais, deixaram claro que os Sindicatos são totalmente contra essa possibilidade.

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)

O banco indicou um termo de coleta e armazenamento de dados pessoais para seus empregados assinarem. O problema está na falta de transparência, pois o Santander não especifica as finalidades da coleta desses dados, o que viola os direitos fundamentais a intimidade, privacidade e imagem dos bancários.

O banco concordou em suspender o processo de assinatura e que irá esclarecer, por meio de comunicado, a finalidade do uso destes dados. Porém antes, o assunto voltará a ser debatido com a COE.

Os Sindicatos orientam os colegas a não assinarem o documento até que todo processo e suas finalidades estejam claros.

Testes para Covid


O Santander está disponibilizando para seus funcionários "testes rápidos”. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a parceira é farmácia Panvel. O problema é que a margem de erro destes testes é muito grande.

Testes PCR estão sendo disponibilizado por plano de saúde, quando o funcionário tiver contato com algum colega que testou positivo ou mesmo com sintoma. O tema gerou um longo debate e ficou acordado uma reavaliação do procedimento em três semanas.

Home Office


O tema também será tratado na mesa com a Fenaban, na negociação da CCT, e aprofundado na reunião desta sexta. Mas o Santander afirmou que já tem desenhado um modelo 4X1, em que o funcionário passaria 4 dias em homeoffice e 1 na agência. Por enquanto, manteria o "VA e VR”.

Várias questões foram abordadas, como as áreas que poderiam realizar esse modelo de trabalho, capacitação e ergonomia. Segundo o banco, em um primeiro momento o homeoffice não está sendo pensado para áreas de varejo, somente para algumas áreas departamentais.

PLR


A COE reivindicou a antecipação do pagamento da PLR para ajudar os funcionários nas suas finanças neste momento de pandemia. O tema também será retomado na reunião entre COE e Santander desta sexta.

Fonte: Imprensa/SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor