Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Empregados e empregadas do Santander do RS definem pautas para a Campanha Nacional
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 09/07/2020 | 11:07:52
Empregados e empregadas do Santander do RS definem pautas para a Campanha Nacional
Encontro Estadual ocorreu nesta quarta-feira, 8, por videoconferência, e contou com 50 delegados e delegadas
 
 

Representantes dos empregados e empregadas do Santander do Rio Grande do Sul se reuniram nesta quarta-feira, 8 de julho, no seu Encontro Estadual, por videoconferência. Foram debatidas, por um quorum de 50 bancários e bancárias, as metas abusivas e pressão por resultados, a comunicação com a base, a pandemia,o home officeeo Banesprev.

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS e empregado do Santander, Juberlei Bacelo, apresentou um panorama das negociações do Comando Nacional até o momento e dos objetivos da Campanha Nacional 2020. Segundo ele os bancos foram "empurrando com a barriga” a proposta de prorrogação do Acordo Coletivo até dezembro de 2020 e a decisão acabou nas mãos do presidente Jair Bolsonaro, que vetou a prorrogação proposta pelo Senado na votação da MP 936.

"Isso significa que até o fim de agosto teremos que ter um novo acordo negociado”, esclareceu. "Vamos enfrentar uma campanha bastante difícil. Com a pandemia agravando a situação econômica mundial, vamos sofrer esses impactos”, destacou, lembrando que o Santander descumpriu o acordo feito com o Comando Nacional de não demitir empregados durante a pandemia.

Os principais temas da Campanha, segundo Bacelo, são a garantia do emprego, a manutenção dos direitos da categoria e a regulamentação do teletrabalho, uma vez que os bancos vêm transferindo os custos do trabalho aos empregados, que precisam usar equipamentos e mobiliário próprio, custear telefone, energia elétrica, internet e todas as demais despesas para trabalhar em casa. "O Comando Nacional vai chamar para si a campanha de denúncias contra o Santander, porque o banco tem mostrado que a sua principal preocupação é com o lucro e não com a vida das pessoas”, concluiu.

Saúde dos bancários e bancárias

O representante do Estado na Comissão de Organização dos Empregados (COE) Santander, Luiz Cassemiro, enfatizou a importância do engajamento na Campanha Nacional e listou uma série de denúncias que vem recebendo de colegas. Segundo ele, entre outras questões, é preciso cobrar dos gestores nas agências que cumpram o protocolo para a Covid-19. "Em Porto Alegre estão subindo muito os casos de Covid nas agências. Tanto aqui, quanto no interior, precisamos cobrar o cumprimento dos protocolos”, frisou.

Segundo o secretário de Saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, o tema da saúde terá mais destaque do que nunca na campanha deste ano. O objetivo é tentar conseguir o máximo de regulação possível a respeito da pandemia, colocando as medidas em cláusulas claras. Ele também destacou o alto nível de adoecimento mental da categoria por conta da cobrança por metas, chegando a superar os casos de LER/DORT, segundo dados da Previdência.

Para Cassemiro, a comunicação é fundamental na hora de informar os colegas sobre seus direitos com relação à pandemia, a obrigatoriedade do uso de máscaras no trabalho para proteção pessoal e dos outros temas que vêm sendo debatidos com os bancos. Sobre as metas, ele lembrou que o Santander justificou demissões com o argumento da baixa performance. "É um absurdo falar em performance em uma época na qual é impossível atingir as metas impostas pelo banco”, enfatizou.

Banesprev

O secretário de comunicação da CUT-RS e empregado do Santander, Ademir Wiederkehr, falou sobre o novo plano de previdência do Banesprev e o quanto ele é prejudicial aos empregados do Santander. Informou que a 75ª Vara da Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar ao Sindicato dos Bancários daquele estado que anula a proposta unilateral do Santander para que os segurados migrem para o novo plano.

Segundo matéria publicada no site do SindBancários Porto Alegre e Região, a liminar impede o Santander de apresentar quaisquer outras propostas unilaterais sem considerar o grupo técnico que deveria ter sido instituído, conforme Termo de Compromisso assinado, mas que o banco não fez, tomando a decisão sem a participação das partes interessadas.

Entretanto, conforme Wiederkehr, o Banesprev desrespeita a liminar e mantém, em seu portal na internet, um vídeo no qual fala sobre as suspostas "vantagens” em migrar para o novo plano. "Recomendamos aos empregados do Santander que não migrem de plano antes de qualquer negociação do banco com o movimento sindical”, enfatizou.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor