Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Fenae mantém posição contrária à venda da Caixa Seguridade, mesmo com o adiamento do IPO
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 13/03/2020 | 14:03:25
Fenae mantém posição contrária à venda da Caixa Seguridade, mesmo com o adiamento do IPO
Objetivo da atual gestão da Caixa era negociar as operações mais rentáveis e encolher a função social da Caixa, de modo a facilitar o caminho para a privatização.
 
 
A Caixa Econômica Federal informou oficialmente nesta quinta-feira (12) o adiamento da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua área de seguros e previdência, uma das partes mais rentáveis do banco e fundamental para impulsionar o desenvolvimento do país, junto com loterias, cartões e ativos. A meta da gestão Pedro Guimarães era arrecadar mais de US$ 10 bilhões.
O anúncio de suspender momentaneamente o processo de abertura de capital da Caixa Seguridade, que representa o quarto maior grupo segurador do Brasil, confirma notícia da Reuters, publicada na última segunda-feira (9). Segundo a agência, o IPO fica suspenso pelo menos até julho de 2020. Essa, aliás, é a segunda interrupção para a venda da subsidiária, sendo que a primeira ocorreu em 2015.

Consta ainda que a decisão foi motivada pela atual conjuntura do mercado mundial, com turbulência nas Bolsas de Valores, queda nos preços do petróleo e temores dos investidores sobre a pandemia de coronavírus. O prospecto preliminar do pedido de abertura de capital da Caixa Seguridade tinha sido protocolado em 21 de fevereiro na B3 (Bovespa).

Argumentos contra o IPO da Caixa Seguridade

 O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira, avalia positivamente o adiamento, mas alerta que a luta continua. "Foi uma importante decisão. Precisamos aproveitar esse tempo para reforçar ainda mais a mobilização em defesa da Caixa 100% pública e contra a venda de áreas estratégicas do banco. O IPO da Caixa Seguridade abre forte precedente para a entrega da própria Caixa à iniciativa privada”, denuncia. Segundo ele, a sociedade deve juntar-se aos empregados do banco na defesa desse grande patrimônio do povo brasileiro.

Jair Ferreira considera a suspensão do processo de abertura de capital da Caixa Seguridade um passo necessário, embora a solução ainda esteja longe de ocorrer. "Encaminhamos uma carta ao Presidente da República, na qual solicitamos que os auxiliares do governo federal sejam orientados a não venderem as partes rentáveis da Caixa e de outras empresas públicas”, lembra o presidente da Fenae.

O objetivo, segundo ele, é pressionar e mostrar à população que o país, a sociedade e os trabalhadores perdem com o fatiamento do banco que exerce a função de impulsionador do desenvolvimento econômico e social.

Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, reforça o alerta de Jair Ferreira: o adiamento amplia o prazo para a realização de iniciativas de resistência, que já vêm sendo feitas. "Assim, teremos mais tempo para fazer o debate com a sociedade de como a privatização das operações da Caixa, planejada pelo governo, poderá enfraquecer o banco a médio prazo e tirar a sua capacidade e autonomia para os investimentos públicos”, declara.

A representante dos empregados no CA defende que as entidades representativas estabeleçam uma agenda de discussões com setores da sociedade, parlamentares e empregados sobre os prejuízos que essas ações podem causar ao patrimônio público e à soberania nacional. "A consequência disso já pode ser verificada nos preços do gás, da gasolina e na diminuição dos investimentos públicos”, diz.

Rita Serrano afirma que esse debate é fundamental porque existiam, até recentemente, as ações do mercado para pressionar o governo pela privatização de estatais. E conclui: "A Caixa, mais do que nunca, tem um papel relevante para ajudar o país a diminuir o impacto da crise mundial, voltando a gerar emprego e apostando no caminho do desenvolvimento, tanto quanto as demais empresas públicas”.  
 
Fonte: Fenae
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor