Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 06\12\2019
Últimas Notícias
Comando dos Banrisulenses se reune para debater PEC 280
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 14/11/2019 | 16:11:13
Comando dos Banrisulenses se reune para debater PEC 280
Assembleia Legislativa promove audiência pública sobre o tema no dia 26
 
 
O Comando dos Banrisulenses se reuniu nesta quinta-feira, dia 14 de novembro, para discutir as ações contra a PEC 280. A Proposta de Emenda Constitucional tramita na Comissão de Constituição e Justiça e visa retirar da Constituição Estadual a obrigatoriedade de plebiscito para a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs. A defesa da manutenção do banco público também esteve em pauta.
"A cada dia acontece uma nova retirada de direitos. Precisamos impedir que essa PEC passe na Assembleia e depois discutir as ameaças de privatizações”, destacou a diretora de Formação da Fetrafi-RS, Ana Maria Betim Furquim. "Sabemos que a maioria da população gaúcha é contra a venda do Banrisul e da Corsan. E deveria ser, também, contra a venda da Procergs, que faz um trabalho superimportante de processamento de dados”, completou a diretora Denise Falkenberg Corrêa.

Os sindicatos dos bancários, principalmente no interior do estado, vêm se mobilizando para aprovar moções contra a PEC nas câmaras de vereadores. Na região de Santa Maria, por exemplo, já foram 12 moções aprovadas. "Tem sido muito boa a participação dos colegas nesses encaminhamentos. Os vereadores também são clientes do Banrisul e o banco é muito importante para os municípios do interior”, ressaltou a diretora do Sindicato dos Bancários DA Região, Margarete Thomasi.

Até mesmo os funcionários das agências de fora do Rio Grande do Sul estão receosos que a proposta passe e que isso abra espaço para a privatização. Em Florianópolis, muitas agências já foram fechadas e a situação pode piorar. "Tivemos recentemente um processo de reestruturação muito forte no estado de Santa Catarina, de fechamento de agências. Fizemos um debate muito duro com o banco para garantir que os funcionários dessas agências pudessem permanecer o mais próximo possível das suas residências”, contou o secretário de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Florianópolis, Cleberson Pacheco Pacheco.

A PEC 280 será debatida em uma audiência pública no dia 26 de novembro, na Assembleia Legislativa. O diretor da Fetrafi-RS Sérgio Hoff, destacou a importância de que os sindicatos enviem as moções aprovadas para a Federação até essa data. "Queremos apresentar para os deputados a quantidade de câmaras de vereadores que são contra essa emenda constitucional, porque ela retira o direito da população de escolher o destino das empresas públicas. Não podemos permitir que essas empresas sejam entregues à preço de banana para a iniciativa privada.”

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 05/12/2019
Servidores defendem Banrisul, Corsan e Procergs em audiência pública
Deputados e trabalhadores debateram estratégias para barrar PEC 280, que retira plebiscito da Constituição
Bancos | 19/11/2019
Lançada campanha #ACaixaÉTodaSua em Porto Alegre
Ato ocorreu nesta terça-feira e reuniu dezenas de entidades e funcionários da Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor