Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 25\04\2024
Últimas Notícias
CUT prorroga até 10 de julho prazo para eleger delegados ao 13º CONCUT e ao 15º CECUT-RS
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 21/06/2019 | 16:06:20
CUT prorroga até 10 de julho prazo para eleger delegados ao 13º CONCUT e ao 15º CECUT-RS
O Congresso Nacional da CUT acontecerá entre 7 a 10 de outubro, na Praia Grande, em São Paulo
 
 
A CUT prorrogou para o dia 10 de julho, impreterivelmente, o prazo final para os sindicatos filiados realizarem assembleias para eleger delegados e delegadas ao 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT – "Lula Livre” – Sindicatos Fortes, Direitos, Soberania e Democracia) e ao 15º Congresso Estadual da CUT do Rio Grande do Sul (CECUT-RS).
O adiamento foi anunciado pela Secretaria-geral da CUT Nacional no final da tarde desta quarta-feira (19), após a decisão da Coordenação do 13º CONCUT, levando em conta a difícil conjuntura do povo brasileiro, "especialmente neste mês de junho, quando todos se concentraram na greve geral do dia 14”.

Neste ano, excepcionalmente, o Congresso Nacional da CUT acontecerá antes dos congressos das CUTs Estaduais e será realizado no período de 7 a 10 de outubro, na Praia Grande, no litoral Sul de São Paulo.

No texto das normas e orientações, a coordenação do 13º CONCUT ressalta que "este será um dos mais importantes congressos nos 35 anos de história da CUT e acontecerá num momento em que o governo Bolsonaro não esconde a intenção de destruir as conquistas e direitos dos trabalhadores e da sociedade brasileira, fragilizar o movimento sindical, a democracia e abrir mão da soberania nacional”.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, ressalta que "o Congresso será fundamental para ajustarmos a estratégia de enfrentamento da luta de classe”. Ele salienta que "este ano estamos instigando as entidades filiadas e os dirigentes sindicais com três perguntas básicas: quem representaremos? Como nos organizaremos? E como nos financiaremos?”

"São perguntas que nos levam a fazer uma profunda reflexão que, ao fim e ao cabo, ampliarão o debate sobre a melhor forma de organização, levando em conta a precarização e a fragmentação do trabalho, e mobilizações frente à atual conjuntura para derrotarmos os retrocessos dos governos neoliberais”, aponta o dirigente sindical.

"Esperamos que os congressos sejam representativos e que tenham muito conteúdo, de forma que possamos atualizar a tática organizativa e reafirmar o papel da CUT de polo ativo na disputa por uma sociedade mais digna e justa para os trabalhadores e as trabalhadoras”, projeta Nespolo.

15º CECUT-RS será em 22 e 23 de novembro

O 15º Congresso da CUT-RS ocorrerá em 22 e 23 de novembro (sexta-feira e sábado), em Porto Alegre. A comissão coordenadora é composta por seis dirigentes da direção estadual: Amarildo Cenci, Vitalina Gonçalves, Paulo Farias, Maria Helena Oliveira, Ísis Marques e Marcelo Carlini.

Número de delegados depende do total de associados

O número de delegados e delegadas de cada entidade varia conforme o número de associados quites, mais aposentados. 

Para a CONCUT, os sindicatos que tiverem mais de 751 sócios quites e aposentados, poderão eleger um delegado ou uma delegada para cada 1.500 associados. 

No caso do CECUT-RS, a proporção é de 1 delegado ou 1 delegada para cada 500 associados quites e aposentados, garantindo mais um para a fração de 50% + 1.  

Já as oposições reconhecidas pela CUT poderão eleger 1 delegado ou delegada. E cada federação poderá escolher três delegados ou delegadas.

Plenária estadual para sindicatos menores

Os sindicados, com até 750 associados quites e aposentados, têm direito a escolher 1 delegado ou 1 delegada para o CECUT-RS.

Delegados e delegadas eleitos se reunirão em plenária estadual, a ser realizada no próximo dia 29 (sábado), às 9h, no auditório do CPERS Sindicato (Avenida Alberto Bins, 440), no Centro Histórico de Porto Alegre.

A chamada plenarinha escolherá os delegados e delegadas desses sindicatos e oposições reconhecidas ao 13º CONCUT.

Outras informações

1. Suplentes: 30% do número de delegados, podendo ser ampliado em função de um delegado do sexo masculino somente ser substituído por um suplente homem e do sexo feminino somente ser substituída por uma suplente mulher. Caso isto não ocorra, as vagas desta cota mínima não poderão ser preenchidas, ou seja, ficarão em aberto.

2. Quórum da assembleia: mínimo de 20 pessoas presentes. 

3. Sindicatos que elegem mais de 7 delegados ou delegadas: o quórum da assembleia é de três vezes o número de delegados e delegadas.

4. Delegados e delegadas natos ao CECUT-RS: diretores da Executiva e diretores estaduais, porém devem ser referendados nas assembleias de seus sindicatos.

5. Fichas de inscrição: devem ser remetidas à Secretaria-geral da CUT-RS imediatamente após a realização das assembleias até o prazo final de 15 de julho.

6. Documentos para inscrição: edital de convocação da assembleia, ata da assembleia, lista de presença, fichas de inscrições de delegados e cópia de CPF de delegado e do suplente (obrigatório). 

7. Endereço para envio da documentação: CUT-RS. A/C. Secretaria-geral – Rua Barros Cassal, 283 – Floresta – Porto Alegre-RS. CEP: 90.035-030 (enviar pelo correio ou entregar em mãos).

 
Fonte: CUT-RS com CUT- Nacional
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor