Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\03\2024
Últimas Notícias
Greve geral é marcada por forte adesão dos bancários
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimentos Sociais | 14/06/2019 | 17:06:50
Greve geral é marcada por forte adesão dos bancários
Ataques à aposentadoria, dificuldades de deslocamento e adesões espontâneas levaram trabalhadores a índice de participação de até 70% em Porto Alegre e Região
 
 
A avaliação do SindBancários é que, nos bancos públicos e privados, adesão foi surpreendente. Cerca de 70% dos colegas não foram trabalhar por várias razões. Uma delas disse respeito à dificuldade de deslocamento. Apesar de, em Porto Alegre, os trabalhadores em greve não conseguirem sequer conversar com motoristas e cobradores de ônibus durante as tentativas de as comissões de esclarecimento nas portas das concessionárias de transporte público, houve dificuldades para os bancários chegarem em seus locais de trabalho.

 
"Estimamos uma adesão de até 70% dos bancários à greve geral. Não estamos dizendo que todas as agências ficaram fechadas. Além das dificuldades de deslocamento, atribuímos à consciência dos bancários de que a reforma da Previdência e outras iniciativas do atual governo federal atacam direitos dos trabalhadores. Está ficando mais claro para os colegas que desde a reforma trabalhista em 2017 os governos que assumiram o país só atacaram e não investem em programas que aumentem renda e façam a economia crescer”, avaliou o presidente do SindBancários, Everton Gimenis, por volta do meio-dia desta sexta-feira, 14/6.

Truculência da Brigada

A mobilização dos bancários começou cedo. Concentrados no portão de entrada da empresa de ônibus Carris, no bairro Partenon, desde a madrugada, dirigentes e colegas da base viram a truculência da Brigada Militar, do governo Eduardo Leite, impedir até que os grevistas conversassem com motoristas e cobradores. A violência surpreendeu dirigentes sindicais pela truculência. Não houve, sequer, disposição de oficiais e comandantes de conversar com os grevistas de forma civilizada.
 


O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, esteve desde a madrugada no portão de entrada da Carris, na rua Albion, bairro Partenon, em Porto alegre. Segundo ele, até mesmo uma tentativa de organizar uma assembleia, negociada com os trabalhadores ao longo da semana, foi impedida.

"O que percebemos foi uma disposição da Brigada diferente dos outros anos. Não havia o mesmo espaço para conversa. Tentamos conversar com comandantes que estavam na frente da garagem da Carris e não teve jeito. No meio da conversa começaram as bombas. E, desta vez, teve até o caveirão do choque, lançando jato d’água na gente”, descreveu Gimenis.
 


Fonte: Imprensa SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimentos Sociais | 08/10/2019
Fetrafi-RS sedia lançamento da Frente em Defesa da Soberania Nacional
Movimentos sociais, sindicatos, artistas e políticos de diversos partidos participaram do ato
Movimentos Sociais | 25/09/2019
Movimentos sociais e centrais sindicais protestam contra governo Bolsonaro em Porto Alegre
Privatizações, reforma da Previdência, destruição da Amazônia e da educação pública foram algumas das pautas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor