Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Frente em Defesa dos Bancos Públicos será lançada no Congresso Nacional
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 02/05/2019 | 16:05:05
Frente em Defesa dos Bancos Públicos será lançada no Congresso Nacional
A causa já conta com a adesão de 19 partidos de diferentes correntes políticas
 
 
Democratizar o debate sobre a ameaça de privatização dos bancos públicos e suas consequências para a sociedade brasileira é o principal objetivo da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, que será lançada no dia 08 de maio, a partir das 14h, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

No mesmo dia e horário, será realizado também o Seminário "Bancos Públicos e Desenvolvimento” que reunirá especialistas em economia do Brasil e do exterior.

Hoje, a causa dos bancos públicos como agente de desenvolvimento nacional tem a adesão de senadores e deputados de 19 partidos ideologicamente distintos.

O deputado Zé Carlos (PT-MA) destaca que são os bancos públicos – e não os privados – que facilitam o acesso do mais pobre à casa própria e auxiliam e concedem o crédito para o pequeno produtor rural. Para ele, o papel dos bancos públicos no desenvolvimento econômico e social do país e no enfrentamento de crises deve ser apresentado à população brasileira.

Ele chama atenção para a oferta de crédito que os bancos públicos ampliaram em 2008, durante a crise econômica internacional, sendo decisivos para reduzir os efeitos da crise no Brasil. "Os bancos privados retraíram empréstimos e isso iria colocar o país no calabouço da crise. Mas os bancos públicos ampliaram o crédito e, aquilo que seria drástico, passou a ser uma marolinha”, relembrou. Segundo o parlamentar, a Frente tem o objetivo de mostrar para a sociedade que há outras opções para as empresas públicas, além das privatizações.

Para a deputada Érika Kokay (PT-DF), essa organização suprapartidária vai analisar todos os projetos que estão tramitando na Casa. "A defesa dos bancos públicos não é prerrogativa de partidos de esquerda ou da oposição, é uma bandeira que atinge todos os brasileiros e brasileiras”, pontuou a deputada. "Em uma empresa como a Caixa, por exemplo, operacionaliza 98% do crédito imobiliário que atinge a população de baixa renda. Devemos defender os bancos públicos porque o Brasil precisa deles”, completa.

Para Kokay, a atuação da Frente é intrínseca ao poder Legislativo, mas também representa um canal de diálogo com os poderes Judiciário, Executivo, com o Ministério Público e, particularmente, com a sociedade civil.

Os parlamentares avaliam que Frente ganha força à medida que a equipe econômica do atual governo anuncia novas ações que enfraquecem os bancos públicos como agentes das principais políticas públicas sociais do país. A diretoria da Caixa já iniciou venda de ativos e anunciou a abertura de capital de quatro subsidiárias do banco.

"As estratégias e ações adotadas até o momento sinalizam um inevitável enfraquecimento dos bancos públicos. Queremos que a Caixa continue exercendo o seu papel fundamental para a sociedade brasileira”, avalia o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Jair Pedro Ferreira.

Atualmente, os bancos públicos respondem por quase metade ativos totais, das operações de crédito e dos depósitos totais do segmento bancário no Brasil. Além disso, as instituições financeiras públicas respondem pela operação de políticas sociais como o Bolsa Família, Habitação Popular (Minha Casa, Minha Vida), Agricultura Familiar, Abono PIS/PASEP, FGTS, Seguro Desemprego e FIES. As áreas da Cultura, Esporte e Segurança Pública também estão no guarda-chuva dos bancos públicos.

O deputado Assis Carvalho (PT-PI) ressaltou a relevância da atuação dos bancos públicos no desenvolvimento regional "Imaginar o desenvolvimento do Nordeste sem o Banco do Nordeste é imaginar o atraso. Pensar em um Brasil sem a Caixa ou sem o Banco do Brasil, que fazem parte da história desta nação, é uma insensatez”, avaliou Carvalho.

Além de parlamentares, participarão do lançamento representantes de movimentos sociais, de entidades ligadas a bancos públicos, centrais sindicais, universidades e especialistas em economia do Brasil e do exterior.

 
SERVIÇO:

Atividades: Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e Seminário "Bancos Públicos e Desenvolvimento”

Data: 08/05
Horário: 14h
Local:  Auditório Nereu Ramos. Congresso Nacional. Brasília (DF)
 
Fonte: Fenae 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 27/10/2020
Fetrafi-RS apoia campanha “Tributar os super-ricos”
Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre medidas tributárias para tirar o país da crise, com taxação de grandes fortunas.
Geral | 11/09/2020
Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul
EDITAL
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor