Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Fetrafi-RS participa de ato contra a reforma da previdência
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Previdência Pública | 18/02/2019 | 16:02:52
Fetrafi-RS participa de ato contra a reforma da previdência
Manifestação convocada pela CUT ocorreu na Esquina Democrática, em Porto Alegre
 
 
A Esquina Democrática, onde pulsam as mobilizações sindicais e populares no centro de Porto Alegre, foi tomada por centenas de trabalhadores, trabalhadoras e estudantes, no final da tarde desta quinta-feira, 14 de fevereiro, durante o ato da CUT-RS e centrais sindicais contra a proposta do governo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL) para a reforma da Previdência. Dirigentes da Fertrafi-RS e representantes dos sindicatos dos bancários de Porto Alegre e Região, de Santo Ângelo, Camaquã e Vale do Paranhana estiveram no ato.

Eles e elas levantaram bandeiras e cartazes, enquanto dirigentes de entidades sindicais e estudantis e vários parlamentares se revezaram no caminhão de som, denunciando que a proposta representa, na verdade, o fim da aposentadoria para milhões de brasileiros. Houve também gritos de "Lula livre”.

A manifestação ocorreu no mesmo horário em que o governo anunciava que pretende enviar, na próxima quarta-feira (20), a proposta de reforma ao Congresso Nacional. A íntegra do pacote – que entre outras medidas institui um sistema de capitalização que não deu certo no Chile, mas é o sonho dos banqueiros – só será divulgada nessa data.
 

Tirem as mãos da nossa aposentadoria

Entre as mudanças "vazadas" está o fim da aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos para homens e 30 para mulheres), com a implantação da idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, com 12 anos de transição. Essa injusta alteração, se for aprovada, irá punir quem começou a trabalhar mais cedo. Outros não conseguirão emprego, pois as empresas evitam contratar trabalhadores com idade avançada. Desse jeito, muitos ficarão sem trabalho e sem aposentadoria. Ou terão que trabalhar até morrer ou morrer trabalhando.

Construir uma greve geral 

O vice-presidente da CUT-RS, Marizar de Melo, defendeu a unidade com as centrais sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis "para construir um processo de mobilização que seja maior do que 28 de abril de 2017, quando construímos uma greve geral” que barrou a proposta do Temer.

"Temos que trazer inclusive aqueles que equivocadamente ajudaram a eleger esse projeto que está destruindo o nosso país, o nosso estado e a nossa capital”, salientou. "É uma reforma criminosa que vai fazer com que os trabalhadores não consigam mais se aposentar”, alertou Marizar.

Reforma não é necessária

Ele disse que "chegou a hora de fazer uma grande mobilização e mostrar para esse governo que não queremos reforma da Previdência porque ela não é necessária”. Ele ressaltou que "a CPI no Senado comprovou que a Previdência é superavitária”, mostrando que há problemas de sonegação de contribuições, não pagamento de dívidas e desvinculação de receitas.

"É tarefa nossa construir uma greve geral no Brasil para derrotar a reforma da Previdência e para segurar o patrimônio público e a soberania nacional, para que não sejam entregues ao capital internacional”, destacou o dirigente da CUT-RS.

Não é reforma, é o fim da aposentadoria

Vários manifestantes criticaram o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), por sua fala de que "todo mundo consegue trabalhar hoje até os 80 anos”. Também foi contestado o projeto do ministro da Economia, Paulo Guedes, de estabelecer um regime de capitalização para a Previdência, apontando que esse modelo foi implementado no Chile durante a ditadura Pinochet. Hoje, a maioria dos aposentados chilenos recebe hoje menos do que um salário mínimo por mês e o número de suicídios entre idosos acima de 70 anos bateu recorde.

"Não nos resta outra alternativa senão esclarecer a população sobre o que traz essa falsa reforma da Previdência. Porque não é reforma, é fim da aposentadoria”, falou ao público a presidente do CPERS Sindicato, Helenir Aguiar Schürer. "A capitalização é responsável por centenas de suicídios de idosos no Chile. É isso que querem trazer para o Brasil e vamos ter que movimentar a base da população”, completou. 

Dialogar com o povo para desmascarar o governo

O deputado federal Dionilso Marcon (PT-RS) disse que não é otimista quanto à posição do Congresso. "Somos minoria. Eles têm votos para massacrar os trabalhadores que querem se aposentar em vida. É preciso trancar estradas, estar nos aeroportos falando com os parlamentares, mobilizar em todos os lugares”, defendeu.

Desmonte da Previdência interessa aos bancos

Presente ao ato, o ex-ministro do Trabalho e da Previdência no governo Dilma Rousseff, Miguel Rossetto, denunciou que a reforma representa o desmonte da Previdência, o que interessa à iniciativa privada e aos bancos. "Os ricos não estão no INSS, os ricos desse país estão ao lado do Paulo Guedes e do Bolsonaro. Destruir a Previdência pública é abrir espaço ao mercado privado dos bancos deste país”.

"Defender a previdência é defender proteção social para milhões de trabalhadores do campo e da cidade, que não têm condições de trabalhar e poder sobreviver. É preciso mobilização, participação. Fomos capazes de bloquear a alteração quando Temer a propôs e temos todas as condições de bloquear esta porque é errada, ruim, injusta”, avaliou Rossetto.

Segundo o ex-ministro, "não é aceitável que, por um lado, o governo fragilize as relações de trabalho com contratos provisórios, e, por outro lado, exija tempo maior de contribuição. Essa proposta vai inviabilizar o direito à aposentadoria, vai criar uma tragédia social porque vai levar milhões de trabalhadores idosos a uma condição de indigência.
 
Com informações da CUT-RS (leia matéria completa).

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Previdência Pública | 23/10/2019
Senado aprova a reforma da Previdência mais cruel para trabalhadores e viúvas
No texto aprovado estão mudanças cruéis que reduzem os valores dos benefícios dos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos servidores públicos federais.
Previdência Pública | 03/10/2019
Plenário do Senado conclui aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno de votação
Veja alguns pontos aprovados
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor