Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 18\04\2024
Últimas Notícias
Carteira de trabalho “verde-amarela” ataca direitos e prejudica aposentadoria
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Direito do Trabalhador | 12/02/2019 | 14:02:55
Carteira de trabalho “verde-amarela” ataca direitos e prejudica aposentadoria
Governo Bolsonaro se inspira na Ditadura do Chile para atacar trabalhadores e impor condição absurda entre direito e empregos
 
 
Formado na Universidade de Chicago, berço da doutrina neoliberal, o ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes, teima em reduzir e tentar acabar com os direitos trabalhistas dos brasileiros e brasileiras – como se tirar férias, receber o 13º salário ou poder se aposentar com uma renda razoável sejam as causas dos problemas do Brasil. Agora, em seu esforço de aprovar junto ao Congresso a Reforma da Previdência (que defende a aposentadoria só aos 65 anos, para homens e mulheres), Guedes e Bolsonaro querem que o governo lance uma nova modalidade de contratação trabalhista, através da chamada "carteira verde e amarela”.

Ela já entraria em um cenário de redução de direitos trabalhistas (o que em tese aumentaria o número de empregos) e as empresas não financiariam mais a previdência, com a contribuição saindo integralmente do bolso do trabalhador, como se fosse uma "poupança” pessoal – mesmo que seu salário seja baixo. E com um detalhe: os recursos são administrados por empresas privadas. Não é por acaso que o ministro Paulo Guedes defende a retirada de direitos de trabalhadores e uma carteira verde-amarela que faz a gente optar pelo pior ou pelo horrível.  

Ele aprendeu isso tudo, tirar direitos de trabalhadores, com a Ditadura Chilena. Paulo Guedes trabalhou para o general Augusto Pinochet depois de 1973, quando o presidente Salvador Allende levou um golpe militar. Então, quando o ministro disse em entrevista ao jornal britânico Financial Times, que "o Chile hoje é uma Suíça”, em matéria publicada em 12/2, precisamos duvidar. Ora, ministro, os trabalhadores suíços ganham um salário mínimo médio, muito maior do que os brasileiros.

E o Chile, quando falamos em referência em previdência social, sistema que Paulo Guedes ajudou a estruturar, tem sido citado como um exemplo a não ser seguido. Aposentados reclamam de estarem passando muitas dificuldades com o modelo de capitalização da aposentadoria. Acrescente-se que Paulo Guedes é um Chicago Boy, economistas da Universidade de Chicago que, desde os anos 1950, impõem uma ideologia de estruturação econômica de austeridade. Foi na Universidade de Chicago que o neoliberalismo que defende a desregulamentação do sistema financeiro, a redução de salários e a privatização de empresas públicas foi chocada e nasceu.

Cópia da ditadura chilena

Muito nacionalista no nome, na realidade este formato de capitalização previdenciária é uma cópia do modelo imposto à população do Chile, em 1981, por um dos mais sanguinários ditadores da história mundial, o general Augusto Pinochet. E que só foi implantado exatamente porque se tratava de uma ditadura militar, sem direito a debate ou referendo popular. Já a "carteira verde-amarela” idealizada por Guedes seria uma porta de entrada para um regime previdenciário semelhante.

Mas como Guedes só vê números na sua frente, e não o bem estar das pessoas, a nova carteira de trabalho deve ser apresentada como uma "opção” dos trabalhadores. Os que escolherem a verde-amarela já entram no mercado formal de trabalho em um novo sistema de capitalização previdenciária – o mesmo que hoje está sendo reformado e provoca sérios problemas sociais e miséria entre os aposentados do Chile.

Justiça e injustiça

Ouvido pela BBC Brasil sobre os modelos de previdência social do Chile e o do Brasil, o professor Marcelo Medeiros (da Universidade de Brasília e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea), que é o especialista em estudos sobre desigualdade, começou por questionar os objetivos: "É justo você receber o que você poupou ou é mais justo reduzir a desigualdade? Dependendo de como você aborda o problema, pode ter respostas distintas”.

Para ele, é importante definir qual modelo gera mais desigualdade e menos desigualdade. A partir disso, não tem dúvidas: "A previdência privada só reproduz a desigualdades social ao longo do tempo”, afirma.
 
Fonte: SindBancários Porto Alegre e Região
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Direito do Trabalhador | 17/06/2020
Senado aprova MP 936 e derruba alterações na jornada dos bancários
Engajamento das centrais sindicais e partidos que defendem a classe trabalhadora foi fundamental para a melhoria da proposta
Direito do Trabalhador | 08/06/2020
Comando cobra que bancos retirem alterações do artigo 224 na MP 936
Fenaban responde que não retira, mas que não haverá alteração da jornada, como definido na CCT da categoria e, propõe, inclusive, prorrogar acordo de manutenção da jornada atual
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor