Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\03\2024
Últimas Notícias
Com debate sobre futuro e lançamento de site, Sindicato comemora seus 86 anos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Sindicatos | 18/01/2019 | 15:01:39
Com debate sobre futuro e lançamento de site, Sindicato comemora seus 86 anos
Sindicado dos Bancários de Porto Alegre e Região marcou a celebração de seu aniversário de 86 anos com o painel “Desafio dos Trabalhadores em 2019”
 
 
O SindBancários comemorou na quinta, dia 17, seus 86 anos de história. Mas o momento não ficou marcado apenas por comemorações: de olho no futuro, a entidade promoveu um debate sobre os Desafios dos Trabalhadores para 2019 e lançou seu novo site, melhor adaptado às novas tecnologias.
O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, lembrou que o Sindicato ajudou a escrever a própria história do país, em movimentos como a greve de 1979 e as diretas já. "Os bancários sempre foram exemplo de mobilização e união. Em 1979, por exemplo, prenderam toda a direção do Sindicato logo após o início da greve, pensando que isso desmobilizaria a categoria. Mas os bancários não se deixaram abater e seguiram paralisados” analisou Gimenis.

Já o diretor da Fetrafi-RS, Edson Rocha, lembrou os últimos três anos, que foram muito difíceis para os trabalhadores. "Desde 2016, lutamos não para ampliar, mas para manter nossos direitos. Na última campanha nacional, foi difícil até revogar nossa Convenção Coletiva de Trabalho e corremos o risco de perder nossos direitos específicos”, explicou.

A economia na mão do capital especulativo

O painel sobre os Desafios dos Trabalhadores contou com a participação da doutora em Direito do Trabalho, Valdete Severo, e do ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Cassel lamentou que os rumos que o governo está tomando, e definiu como simbólico as declarações de Bolsonaro, ainda no período eleitoral, de que qualquer assunto econômico fosse debatido com Paulo Guedes, o atual ministro da Economia. "Isso nunca aconteceu em nenhum lugar do mundo! Demos a chave do nosso cofre para o capital especulativo. Este sempre foi o fim máximo do capital: controlar a economia sem nenhuma interferência do governo”, afirmou.

Para o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, a posse dos presidentes dos bancos públicos também foi simbólica. "Foi um momento cheio de generalidades. Falaram em falcatruas, novos caminhos, mas não dizem quais são essas falcatruas e novos caminhos. O presidente do Banco do Brasil disse que é preciso vender, mas não falou o que”. Para Cassel, o governo Bolsonaro quer vender os bancos públicos para que os privados possam tomar essa parte do mercado e darem mais lucro ainda.

Uma avalanche de regressos

Valdete disse ter uma sensação de incredibilidade frente a avalanche de regressos em todas as áreas. "Os bancos públicos e Justiça do Trabalho estão com medo de serem extintos, os trabalhadores tem medo de perder direitos, os indígenas temem perder suas terras e até suas vidas”, relatou.

Valdete ainda lembrou de projetos como a PEC 300, que quer mudar a Constituição e aprovar o aumento da jornada de trabalho de 8 para 10 horas semanais, uma reforma que nenhum país do mundo está realizando.

"Precisamos bater de frente com essa realidade. O governo nunca escondeu que quer aprofundar a reforma trabalhista, que quer tirar nossos direitos. Precisamos nos organizar e resistir de forma radical. Poucos sindicatos são tão importantes quanto o dos bancários e uma das únicas certezas que temos é que vamos passar por um dos momentos mais graves”, afirmou.

Novo site

O aniversário não foi um momento somente para debater o futuro. Também foi apresentado o novo site do SindBancários, com um layout mais limpo e integrado às novas tecnologias. "Criamos um site mais rápido, leve, e que se adapte a tela do usuário. Quem entrar no computador, vai ver o mesmo site que no celular, porém com seu layout adaptado a tela, garantindo uma navegação mais fácil e intuitiva”, observou o diretor do SindBancários Eduardo Bobsin.

Homenagem no samba

Quem também marcou presença nas comemorações foi o bloco de rua do Areal da Baronesa, que neste 2019 vai homenagear o Sindicato. O secretário-geral do Sindicato, Luciano Fetzner, convidou todos os bancários para participarem dos ensaios, que acontecem em janeiro e fevereiro, e da saída do bloco, no dia 9 de março, pelas ruas da Cidade Baixa.

"Tanto o Sindicato quanto o Areal são exemplos de resistência social, política e cultural. O trabalho de ambas as entidades são a prova de que podemos nos mobilizar para transformar e melhorar a realidade à nossa volta”, afirmou Fetzner.

Presenças


Além dos bancários, prestigiaram o momento o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o ex-presidente do SindBancários, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, o ex-secretario-Geral da Presidência da República e do Trabalho e Previdência Social e ex-vice governador do Estado, Miguel Rosseto, e o ex-prefeito de Porto Alegre e Deputado Estadual Raul Pont.

Fonte: Imprensa/SindBancários

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Sindicatos | 18/06/2020
Assembleias virtuais estão liberadas
Fetrafi-RS vem orientando sindicatos a evitar encontros presenciais
Sindicatos | 07/05/2020
Bancários promovem ações solidárias para ajudar populações vulneráveis em tempo de pandemia
Porto Alegre, Paranhana e Novo Hamburgo já estão mobilizados. A Fetrafi-RS orienta que todos colaborem como puderem.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor