Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\11\2018
Últimas Notícias
Bancários do BB realizam ato em defesa da Cassi e contra os descomissionamentos
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 18/10/2018 | 17:10:56
Bancários do BB realizam ato em defesa da Cassi e contra os descomissionamentos
Em Porto Alegre, a mobilização ocorreu em frente à agência do Banco do Brasil da Rua Uruguai, no Centro.
 
 
Os sindicatos de bancários e funcionários do Banco do Brasil realizaram nesta quinta-feira, 18, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi e contra os descomissionamentos que estão ocorrendo no banco. Em Porto Alegre, a mobilização ocorreu em frente à agência do Banco do Brasil da Rua Uruguai, Centro Histórico da cidade. 
O Banco realizou entre o final de setembro e início de outubro uma consulta aos associados da Caixa de Assistência (Cassi) dos funcionários com a intenção de que os associados aprovassem mudanças estatutárias propostas pelo Banco do Brasil e pela direção da Cassi. O resultado foi um retumbante não à proposta do banco. Cerca de 70% dos associados da Caixa de Assistência dos funcionários rejeitaram as mudanças. 

A diretora do SindBancários e funcionária do Banco do Brasil, Bia Garbelini, diz que os funcionários querem que o banco retome as negociações.  "Nós temos uma proposta consistente de sustentação financeira da Cassi. Nós queremos que o banco negocie e arque com sua parte da responsabilidade. Não apenas os funcionários que precisam ser onerados nessa tarefa de salvar a Cassi. O banco também precisa assumir sua parte”, afirma. 

Descomisionamentos

Os trabalhadores estão apreensivos com uma nova onda de descomisionamentos e perda de função pelos funcionários, que levam em conta apenas a avaliação do próprio gestor sem que seja considerado o mecanismo próprio de Gestão de Desempenho Profissional por Competência e Resultados (GDP). De acordo com Bia Garbelini, os funcionários querem que seja retomada a avaliação por meio da GDP, modelo construído com a participação dos funcionários e entidades representativas da categoria, com o investimento de milhões de reais pelo banco. "Por um lado o banco está atacando a nossa saúde e pelo outro lado está nos adoecendo cada vez mais, com metas abusivas e agora com risco constante de descomissionamento em cima de todos os funcionários, porque o banco está deturpando o uso da GDP, que um instrumento de avaliação interno que servia originalmente para aprimoramento dos funcionários ", avalia.

Durante a Campanha Nacional deste ano, o Banco do Brasil tentou retirar as cláusulas que garantiam o critério de três avaliações negativas no GDP antes de ser efetuado qualquer descomissionamento. Os bancários, entretanto, conseguiram a manutenção deste dispositivo no acordo coletivo assinado no dia 31 de agosto e com validade até agosto de 2020. 
 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2018
Resultado da Caixa surpreende e mostra banco sólido, mas que vem diminuindo investimentos no País
Com papel social reduzido e estratégias agressivas de mercado, instituição lucrou mais de R$ 11 bi até setembro.
Bancos | 13/11/2018
Ana Paula Vescovi é cotada para presidir a Caixa
Atual secretária-executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula é considerada linha-dura.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor