Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 19\04\2024
Últimas Notícias
Comando apresenta temas essenciais da pauta dos Banrisulenses e cobra renovação do acordo coletivo
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Campanha Salarial | 16/08/2018 | 12:08:32
Comando apresenta temas essenciais da pauta dos Banrisulenses e cobra renovação do acordo coletivo
Próxima mesa será no dia 22 de agosto, quando Banrisul deve trazer respostas aos temas apresentados pelo Comando.
 
 
Na terceira mesa de negociação com o Banrisul, realizada nesta quarta-feira, dia 15, na sede da Fetrafi-RS, em Porto Alegre, o Comando dos Banrisulenses cobrou novamente a necessidade de renovar o acordo coletivo específico o quanto antes, como forma de garantir os direitos vigentes. Além disso, o Comando apresentou oito destaques da pauta de reivindicações dos trabalhadores do banco. Detalhe: todos os temas abrangem o conjunto dos colegas do Banrisul. O banco prometeu resposta aos pontos apresentados da pauta para a próxima reunião, que será realizada quarta-feira, dia 22. Nesta reunião, o banco também apresentou uma proposta de Banco de Horas. Ela será debatida e analisada pelo Comando.
 
Neste vídeo, a diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Correa, e o diretor do SindBancários de Porto Alegre, Luciano Fetzner, trazem detalhes do que rolou na terceira mesa com o Banrisul. 
 

O assunto inicial da reunião desta quarta-feira foi o balanço do Banrisul no primeiro semestre do ano, divulgado esta semana. O banco obteve lucro líquido de R$ 505,9 milhões, o que mostra que há recursos para atender a pauta que precisa ser renovada e as cláusulas econômicas, de saúde e de segurança contidas na proposta de renovação de acordo coletivo dos Banrisulenses.

Os representantes do Banrisul voltaram a reafirmar o desejo de renovar o acordo específico. Porém, eles afirmam que irão aguardar as definições da mesa da Fenaban, que ocorre nesta sexta-feira, dia 17, em São Paulo, para sacramentar esse ponto. Vale ressaltar que o limite para essa renovação é 31 de agosto, quando acaba a vigência do atual acordo. "É importante nos mantermos vigilantes e mobilizados para podermos arrancar alguns avanços importantes, além de manter tudo o que já temos conquistado ao longo do tempo”, destaca a diretora da Fetrafi-RS Denise Falkenberg Correa.

Pontos da pauta apresentados e debatidos pelo Comando na terceira mesa de negociação.

1) Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.

2) Não terceirizar a atividade-fim realizada pelos Banrisulenses.

3) Todos os empregados terão acesso à taxa de juros reduzidas em todas as linhas de crédito, abaixo das menores taxas praticadas pelo banco no cheque especial e consignado.

4) Aumento de 50% do número de promoções em relação aos atuais padrões do Banrisul.

5) Comprometimento por parte do banco de estabelecer debate específico com as representações sindicais para democratizar a construção de estratégias de pensar o futuro do Banrisul.

6) O Banrisul se compromete em assumir o pagamento do salário do empregado que tiver alta do INSS, mas que continue incapacitado de voltar ao trabalho conforme atestado médico.

7) Os processos seletivos internos para funções comissionadas deverão ser feitos por provas objetivas, com inscrições abertas a todos os colegas. Os processos de descomissionamento, ascenso e descenso também devem ter critérios transparentes e bem definidos.

8) O Banrisul dotará as instalações de seus estabelecimentos (agências, postos de atendimento) de condições adequadas e eficientes de segurança contra roubos, sequestros e extorsões, tendo como objetivo a proteção à vida dos trabalhadores bem como dos usuários dos bancos. Também irá garantir a integridade física e psicológica dos trabalhadores.

Informações: Fetrafi-RS com SindBancários

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Campanha Salarial | 08/09/2020
Banrisulenses assinam Acordo Coletivo de Trabalho
Videoconferência de formalização contou com a presença do presidente do Banco
Campanha Salarial | 05/09/2020
Bancários e bancárias assinam acordo com a Fenaban
Evento também teve assinatura de ACTs com BB e Caixa
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor