Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 24\04\2024
Últimas Notícias
Cassi, sua instabilidade financeira e a proposta do patrocinador
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Artigo | 21/06/2018 | 14:06:14
Cassi, sua instabilidade financeira e a proposta do patrocinador
Por Karen D´Ávila - Conselheira Deliberativa Titular Eleita na Cassi
 
A matéria está assim intitulada: "Lucro do Banco do Brasil soma R$ 3 bi no 1º trimestre, alta de 20,3% em um ano". (economia.estadao.com.br/noticias/negócios,lucrobancodobrasil2018). O resultado publicado do Banco do Brasil, um banco estatal com mais de 200 anos e o maior responsável pelo fomento do agronegócio brasileiro, foi construído pelos seus empregados, seu corpo funcional de aproximadamente 112 mil bancários e bancárias. O esforço, a competência e o compromisso dessas pessoas garante, exercício após exercício, que a empresa BB (como chamamos internamente), se mantenha como uma das maiores e mais sólidas instituições financeiras do nosso país.

Em 30/05/2018, essa mesma empresa entregou à diretoria do plano de saúde suplementar dos funcionários do Banco do Brasil, a nossa cara e honrosa Cassi, uma proposta para alterações na Arquitetura Organizacional e reequilíbrio econômico financeiro da entidade.

Após ler e reler a proposta eu, que sou conselheira deliberativa da Cassi, me manifesto de maneira formal e pública, exatamente como versa minha disposição de publicar meus votos na governança da Cassi, exceto o que for de teor comercial ou de exposição desnecessária ou que crie vulnerabilidade:

Prezados colegas do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, associados da nossa Caixa de Assistência: A proposta do banco é excelente, mas única e exclusivamente para ele, ou seja, ela é péssima para os associados e também para a Cassi. O banco conseguiu produzir uma segunda proposta pior que a primeira, lendo item por item, vejo a mesma intenção, transferir a obrigação dele com o custo assistencial à saúde dos seus empregados para seus empregados, além disso, propõe aumentar diretorias, afetando a gestão paritária, criando mais despesas para a nossa Cassi nesse momento financeiro delicado em que estamos, para garantir que o famigerado "mercado” entre na gestão. Somos contra essa proposta, somos contra a quebra do custeio por faixa de renda (solidariedade), NUNCA votaremos a favor de uma proposta que penalize quem ganha menos, que traga as contribuições para patamares muito próximos (banco 4,5% e 4% corpo social) ao mesmo tempo que retira o poder decisório desses que pagarão mais, ou seja, o banco quer que o custo da assistência à nossa saúde seja repassado para nós, ao mesmo tempo em que decidiremos menos os rumos e as premissas do nosso plano de saúde.

Como se não bastasse, o ilegítimo governo brasileiro, publicou uma resolução, que NÃO tem força de lei, a CGPAR 23, para "recomendar" medidas aos planos de auto-gestão, na verdade, ela vai quebrar o sistema de saúde suplementar brasileiro, esse regulado ostensivamente pela ANS, entretanto não regulado para hospitais, laboratórios, clínicas ou médicos.

Os direitos que o BB quer retirar para se adequar à resolução 23 da CGPAR estão garantidos pelo Estatuto da Cassi. Nesta conjuntura de ataques, o estatuto da Cassi é, para nós, uma garantia de direitos. Queremos regularizar, a situação econômico financeira da Cassi, mas é importante não deixar o terrorismo do BB nos afetar mais uma vez. Até lá, o banco deve fazer o aporte necessário para garantir a assistência à saúde dos associados e dependentes, pois não esquecemos que a foi a política salarial do banco que criou a sistêmica queda nas receitas da Cassi.

O corpo social precisa de representantes dos nossos direitos e interesses, cada voto nosso repercute na vida de um milhão de pessoas e eu serei severa e vigilante com esse compromisso.

Quero lembrar a todos que no artigo 41, do Estatuto da nossa Cassi, em seu parágrafo único, está estanque a responsabilidade e o poder que tem cada um dos conselheiros titulares naquele colegiado:

"As decisões do Conselho Deliberativo são tomadas por maioria absoluta de seus membros (cinco votos)".

Como diz a sabedoria popular, para algo passar, alguém pulou para o outro lado para ajudar.

Nesses momentos de discussão sobre a Cassi volta na minha memória a frase final de uma das apresentações da diretora da Consultoria Accenture : "Mediante o contrato registrado entre Banco do Brasil e Cassi, a legislação brasileira entende que o responsável final pela Cassi é o Banco do Brasil". 

Um grande abraço e seguiremos nossa luta, contem comigo.

Vem Pra Luta! A Cassi é Nossa!
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Artigo | 14/08/2020
Garantir nossos direitos e proteger a saúde de todos(as)
Mesa Saúde Campanha Nacional: Bancos querem dificultar o direito ao afastamento para tratamento de saúde
Artigo | 12/09/2019
A irracionalidade de vender o Banrisul (por Sérgio Hoff)
Artigo de Sérgio Hoff, diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor