Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Greve dos petroleiros tem forte adesão em todo País no primeiro dia
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 30/05/2018 | 15:05:55
Greve dos petroleiros tem forte adesão em todo País no primeiro dia
Refinarias, terminais e a plataforma da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, estão com as atividades paradas.
 
 
A greve nacional de 72 horas dos petroleiros, iniciada nas primeiras horas desta quarta-feira, dia 30, teve forte adesão da categoria nas refinarias e terminais em todo o País e parou, também, a plataforma da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Os ônibus chegaram vazios nas refinarias, os portões ficaram fechados desde a madrugada e o apoio da população à greve, que chegou a ir durante a madrugada na frente de algumas unidades, como a da Repar, em Araucária, no Paraná, foi considerada histórica por diversos petroleiros.

"À meia noite membros da comunidade foram para a porta da Repar para apoiar a greve. Isso nunca tinha ocorrido antes”, disse o petroleiro e secretário de Comunicação da CUT, Roni Barbosa, que estava no local. "Eles sabem que a greve é pelo Brasil e pelo povo brasileiro. Os aumentos dos combustíveis e a privatização da Petrobras só beneficiam o capital, jamais o trabalho”, analisou Roni. E decisões como a tomada nesta terça-feira, dia 29, pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que se antecipou à paralisação e classificou a greve como "abusiva” por ser política, só contribuem para a população olhar o movimento dos petroleiros de maneira diferente. Como a Federação Única dos Petroleiros (FUP) já havia divulgado várias vezes, a greve é uma advertência à atual administração que implantou uma política equivocada de preços desde que o golpista e ilegítimo Michel Temer (MDB-SP) assumiu o governo, após o golpe de Estado em 2016, e indicou Pedro Parente para gerir a Petrobras.

A categoria não se intimidou e manteve a greve pela redução dos preços dos combustíveis e do gás de cozinha; pela manutenção dos empregos e retomada da produção interna de combustíveis; pelo fim das importações da gasolina e outros derivados de petróleo; contra as privatizações e desmonte do Sistema Petrobras; e pela demissão de Pedro Parente da presidência da empresa. Numa afronta ao legítimo movimento nacional que se formou contra a política de preços da Petrobras, inclusive com forte apoio de várias categorias profissionais, a estatal anunciou novo aumento do preço da gasolina nas refinarias nesta quarta, primeiro dia da greve. A partir de amanhã, dia 31 de maio, o preço subirá 0,74% e passará a ser de R$ 1,9671 por litro nas refinarias. Em maio, o preço do combustível acumulou alta de 9,42%, já que em 28 de abril o litro custava R$ 1,7977.

O coordenador da FUP, José Maria Rangel, ao responder às declarações de Parente, que acusou os petroleiros de realizarem uma greve política, enfatizou que desde o início da mobilização da categoria nas unidades da companhia, em abril deste ano, eles já tinham avisado que a greve não teria pautas trabalhistas, mas a defesa da Petrobras, do Brasil e dos brasileiros, que estão com os orçamentos tão comprometidos que trocaram o gás de cozinha por lenha, por exemplo. "O fato de Pedro Parente estar destruindo a Petrobras é uma decisão política. Tudo em nossa vida gira em torno da política”, rebateu Rangel. "Nós sabemos o que está em jogo neste país. Nós não vamos impedir os petroleiros de entrarem para trabalhar porque eles não vão trabalhar, pois sabem o que está acontecendo dentro da Petrobrás. Eles sabem que está em curso um processo de entrega do patrimônio público.” E Rangel estava certo: os trabalhadores e trabalhadoras, conscientizados do atual momento pelo qual passa a estatal, não entraram para trabalhar nas refinarias, terminais e plataformas.

Confira como foi a paralisação nesta quarta-feira (30):

Divulgação FUP

- Em São Paulo, as Refinarias de Paulínia (Replan) e Capuava (Recap) amanheceram paradas. Na Replan, no interior de São Paulo, a paralisação começou com a adesão de 100% dos trabalhadores do turno da noite e os ônibus que chegaram pela manhã estavam todos praticamente vazios.

Reprodução

- Em Araucária, na região Metropolitana de Curitiba, à zero hora desta quarta-feira, horário marcado para iniciar a greve nacional dos petroleiros, cerca de 40 pessoas da comunidade local estiveram presentes em frente à Refinaria Getúlio Vargas (Repar) para se solidarizar à luta em defesa da Petrobras.

- No Paraná, a Araucária Nitrogenados (Fafen-PR) e a unidade de xisto do Paraná (SIX) também tiveram as atividades interrompidas pela #GreveDosPetroleiros. No terminal de Paranaguá, os trabalhadores e trabalhadoras aderiram.

Reprodução

- Apesar da tentativa do governo de impedir a greve e calar os trabalhadores, os petroleiros de Minas Gerais mantiveram a paralisação na Refinaria

- Gabriel Passos (Regap), em Betim, contra a privatização da Petrobrás e a política de preços responsável pela alta nos combustíveis e gás de cozinha.

- No Rio de Janeiro, na Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), uma das mais complexas do Sistema Petrobras, os trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços nesta quarta-feira, primeiro dia de greve. Segundo informações da FUP, na Bacia de Campos, petroleiros de diversas plataformas também aderiram à greve de advertência de 72 horas.

- Na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, os trabalhadores e trabalhadoras também amanheceram paralisados. #ForaParente e #DefesaDaPetrobras deram o tom da mobilização. Dirigentes dos Bancários participaram do ato em apoio à Greve dos Petroleiros.  

Reprodução

 A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e atividades ao ar livre

 

 - Em Pernambuco, os petroleiros pararam a Refinaria Abreu e Lima e os trabalhadores do setor administrativo e do turno da manhã aderiram à paralisação. Cruzaram os braços e se uniram em defesa da Petrobras.

- Em Salvador, na Bahia, petroleiros paralisaram o prédio administrativo (Ediba) da Petrobras neste dia que ficará marcado como o Dia Nacional de Luta Pela Redução do Preço do Gás e do Combustível.

- Em Aracaju, também teve adesão à #GreveDosPetroleiros e um ato em frente à Petrobras reuniu trabalhadores da categoria e militantes dos movimentos sociais em apoio à paralisação.

- Em Fortaleza, no Ceará, a Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Rubnor) amanheceu com as atividades paralisadas. Os movimentos sociais estiveram presente em frente à refinaria para apoiar os petroleiros em greve.

- Em Auto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte, petroleiros paralisaram a base da Petrobras pela redução do preço dos combustíveis e do gás de cozinha, combustível. #ForaPedroParente também estava na pauta.

- No Espírito Santo, os trabalhadores e trabalhadoras das bases administrativas e operacionais de terminais e demais unidades da Petrobras aderiram à paralisação.

- Em Manaus, os trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Isaac Sabbá (Reman) também cruzaram os braços nesta manhã no primeiro dia da greve dos petroleiros.

> Confira aqui o minuto a minuto do Radar FUP

Informações: Cut/Nacional

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor