Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Entidades pedem instalação de CPI para investigar irregularidades nas vendas de ações do Banrisul
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 02/05/2018 | 16:05:43
Entidades pedem instalação de CPI para investigar irregularidades nas vendas de ações do Banrisul
Pedido foi feito pela Fetrafi-RS e SindBancários esta tarde, dia 2, durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público.
 
Em reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público, realizada na tarde desta quarta-feira, dia 02, na Assembleia Legislativa, com a presença do deputado José Nunes (PT), foi proposta pelo presidente do SindBancários, Everton Gimenis, a instalação de uma CPI para investigar as recentes vendas de ações do banco e as irregularidades envolvidas no processo. Além disso, houve concordância na entrega, ainda nesta quarta-feira, à Casa Civil do governo estadual, de um Pedido de Informações sobre aspectos nebulosos dos leilões dos papéis do banco estadual.
E não é tudo. Às 17h desta quarta-feira, deverá ser entregue ainda um pedido de investigações ao procurador-geral do MPC, Geraldo Da Camino, sobre as irregularidades que envolveram as vendas de ações, nos dias 10 e 27 de abril. Também foi definida a entrega de um pedido de investigação ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, Iradir Pietroski, no final da manhã da quinta-feira, dia 03. A diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, esteve presente na reunião.

Estado promove "gestão temerária”

"Hoje o estado pratica uma gestão temerária”, afirmou Gimenis. "Esta questão não pode ficar apenas na esfera jurídica, pois também são ações políticas que estão destruindo o patrimônio estadual”, argumentou.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Zé Nunes (PT), mostrou-se favorável às medidas propostas pelo SindBancários. "Não há tempo a perder. Sartori já mostrou que quer vender tudo o que puder para viabilizar o final de seu governo. E até a existência do Banrisul com as características e o papel social que o banco tem estão hoje ameaçadas, pois o projeto deste governo é ver a instituição gerida por uma visão de mercado”, acrescentou.

Voto do mercado

Durante a reunião foi lembrado ainda que no leilão de sexta-feira, dia 27 de abril, as ações vendidas foram ordinárias, com direito a voto. O fato gera ainda maior preocupação, pois começa a abrir as portas para que o mercado intervenha na gestão do Banrisul. Os participantes da reunião na Assembleia Legislativa destacaram ainda que tanto a venda de ações do dia 10 quanto as do dia 27 não tiveram divulgação pública ampla nem anúncio de fato relevante”, como determina a lei.

Rebaixamento do valor das ações

Também foi apontado o fato gravíssimo que sugere ação para o rebaixamento proposital do valor das ações nestas vendas, o que materializa perda material para o estado. "O Rio Grande está sofrendo dano neste processo”, disse Gimenis.

Ação cautelar

O deputado Zé Nunes disse que será solicitado ao procurador-geral do MPC uma ação cautelar para suspender e frear toda esta movimentação, devido ao acúmulo de irregularidades que estão sendo registrados. "Isto não anula outras eventuais ações judiciais que estejam sendo impetradas. Nosso objetivo é exigir mais e melhores informações do governo do estado e anular tudo o que já foi feito”, concluiu.

Informações e foto: SindBancários
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor