Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Bancários gaúchos reforçam o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Movimento Sindical | 19/02/2018 | 16:02:07
Bancários gaúchos reforçam o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência
Mobilizações ocorreram em diversas cidades no Estado.
 
 
Com o objetivo de alertar para os prejuízos que o projeto da Reforma da Previdência do governo Temer trará à população, centrais sindicais, entidades representativas dos trabalhadores e movimentos sociais tomaram as ruas na manhã desta segunda-feira, dia 19, em todo o país. Em Porto Alegre, o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência mobilizou centenas de pessoas desde a madrugada. Às 5 horas, o grupo se concentrou no Monumento ao Laçador e seguiu até o Aeroporto Salgado Filho, onde fez uma manifestação. Em seguida os integrantes passaram pela estação rodoviária e caminharam em direção ao prédio do INSS, no Centro, onde ocorreu um ato.

Os bancários marcaram presença nas mobilizações na capital gaúcha. O diretor de Comunicação do SindBancários de Porto Alegre e Região, Mauro Salles, alertou que a elite brasileira não vai desistir de fazer a Reforma da Previdência, mesmo que a pauta não avance de imediato. "A fala do presidente do Bradesco (Luiz Carlos Trabuco) esclarece bem isso, quando ele diz que a eleição não é importante, mas sim fazer a Reforma da Previdência. Não podemos sair das ruas. Precisamos continuar mobilizados e dialogando com o nosso povo. Só assim, vamos enterrar de uma vez por todas essa reforma”, afirmou. A diretora do SEEB do Vale do Paranhana, Ana Maria Betim Furquim, reafirmou um dos principais discursos desta mobilização contra a reforma da Previdência: "Se colocar para votar, o Brasil vai parar”. "Somos a favor de uma reforma que seja construída junto com toda a população. Esta proposta que está aí é um retrocesso”, disse.

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, afirmou que ao contrário do que o governo Temer divulga na propaganda em favor da Reforma da Previdência, ela não corta privilégios, mas acaba com o direito do trabalhador à aposentadoria. "Vamos fazer pressão sobre os deputados favoráveis e indecisos para que não votem a favor dessa antirreforma, pois ela representa um tremendo retrocesso para a classe trabalhadora”, enfatizou. "Quem votar a favor vai afundar junto com o Temer e não será reeleito em outubro”.

Mobilização também no interior

O Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência também mobilizou os trabalhadores nas cidades do interior gaúcho. Em Pelotas, representantes sindicais realizaram ato de resistência em frente ao INSS. Depois, os manifestantes seguiram em marcha até a Justiça do Trabalho. Em Alegrete, os trabalhadores realizaram ato na esquina do calçadão com praça Getúlio Vargas. O Sindicato dos Bancários da região esteve presente na mobilização, juntamente com outros sindicatos, partidos políticos, centrais sindicais, movimento estudantil e movimentos sociais. O diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Oliveira Rocha, participou ddo ato em Alegrete.

À tarde, será a vez de Caxias do Sul dizer Não à reforma da Previdência. A partir das 15 horas, será realizada Aula Pública na Praça Dante Alighieri. Na sequência haverá ato público no mesmo local. Em Porto Alegre, está marcado ato na Esquina Democrática, no centro, para o fim de tarde.

Fotos: Araldo Neto e Manoela Frade

 
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Movimento Sindical | 23/11/2020
Mesa discute mais cuidados para enfrentar segunda onda da Covid-19
Comando Nacional cobra que bancári@s não retornem ao trabalho presencial agora, por conta da segunda onda
Movimento Sindical | 05/11/2020
Fetrafi-RS quer saber quantos empregados estão sem trabalho remoto no BB
Sindicatos deverão informar números locais por e-mail
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor