Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 20\09\2018
Últimas Notícias
Ato em defesa da Caixa 100% pública marca a comemoração dos 157 anos do banco
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 12/01/2018 | 16:01:03
Ato em defesa da Caixa 100% pública marca a comemoração dos 157 anos do banco
Representantes do SidiBancários, Fetrafi-RS, Contraf-Cut e de outras entidades estiveram reunidos na Praça da Alfândega
 
 
Em defesa da Caixa 100% pública e para marcar o aniversário de 157 anos da instituição financeira, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindiBancários) promoveu um Ato na Praça da Alfândega, nesta sexta-feira (12). O ato teve apoio da Fetrafi-RS, da Contraf-Cut, da Associação Gaúcha de Economiários Aposentados e do Movimento Nacional de Luta por Moradia.

O intuito foi alertar sobre a importância social da empresa para a sociedade brasileira e sobre a possibilidade de privatização sinalizada pelo governo federal, que coloca em risco a continuidade dos projetos sociais que beneficiam a população mais pobre, nas áreas da educação, habitação, segurança e saúde. "É fundamental ressaltar que além de ser um dia de comemoração, este é um dia de luta”, declarou o presidente do SindiBancários, Eventon Gimenis.

O presidente explicou aos cidadãos que pararam por alguns minutos para saber o que estava acontecendo na Praça, que com a privatização, os programas sociais voltados à educação, moradia, segurança e saneamento básico ficariam em risco. Os bancos privados, que visam exclusivamente ao lucro, não têm interesse em tocar programas para a população de baixa renda. "A privatização que o atual governo prepara significa uma derrota para o povo brasileiro.”

Gimenis explicou que são bancos como a Caixa, o Banco do Brasil, o BNDS e, no caso do estado, o Banrisul que possibilitam instrumentos de crédito para programas como o Minha Casa Minha Vida, O Bolsa Família, o Fies, "Muitos utilizam a Caixa, mas não sabem a importância do banco. Não fazem ideia do que significa perder a Caixa na sua vida e na vida do nosso país”.

A costureira Marilene Oliveira passava pela Alfândega na hora do Ato. Resolveu parar pegar uma fatia do bolo e ficou ouvindo algumas manifestações. "Só agora entendi a que realmente significa privatizar os bancos públicos. Sou totalmente contra”, afirmou. Aqueles que, assim como a costureira, também são contrários às privatizações dos bancos públicos, durante o ato, puderam aderir ao abaixo-assinado que circula pelo Estado, em defesa do Banrisul.

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 29/06/2018
Dinheiro público financia seminários a favor da reforma trabalhista
FETEC/PR solicitou informações para BB e Caixa sobre financiamento de seminários a favor da reforma trabalhista.
Geral | 27/06/2018
Lewandowski proíbe governo de privatizar estatais sem autorização do Congresso
Ministro do STF deu uma decisão liminar (provisória) em uma ação que contesta privatizações sem aval do Legislativo. Atualmente, governo tenta aprovar no Congresso a privatização da Eletrobras.
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor