Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 28\03\2024
Últimas Notícias
Banco do Brasil chama de programa de melhorias de atendimento um pacote com várias reestruturações
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Geral | 08/01/2018 | 16:01:16
Banco do Brasil chama de programa de melhorias de atendimento um pacote com várias reestruturações
Programa amplia número de funções, mas corta outros cargos e inclui Plano de Adequação de Quadros (PAQ) para desligamentos
 
 
O Programa de Melhoria de Relacionamento e Atendimento, lançado pelo Banco do Brasil, na sexta-feira (5), vem com uma série de mudanças em várias áreas e, segundo a empresa, tem o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes.

O programa apresentado prevê a criação de novas funções, readequação nos quadros das agências, criação de três novas Centrais de Atendimento, corte em vagas de caixas e fechamento do CENOP - Centro de Apoio aos Negócios de Recife.

As novas Centrais de Atendimento serão criadas nas praças de Recife, Ribeirão Preto e São José (cidade vizinha de Florianópolis).

O banco anunciou a criação de mais de 2 mil novas carteiras de clientes para atendimento digital e ampliação do horário de atendimento noturno nas CABB.

Haverá também redução da função de caixa executivo em várias PSO e agências. Os caixas serão priorizados para realocação.

NOVAS REESTRUTURAÇÕES COM CORTES E AMPLIAÇÃO

Após o anúncio, reuniões com funcionários foram feitas para detalhar como ficarão as estruturas. Algumas agências tiveram incremento no quadro de funcionários e outras tiveram redução. Foi anunciado o fechamento de alguns escritórios digitais gerando excessos de vagas de escriturários e cargos comissionados.

Não há uma informação concreta sobre aproveitamento dos gerentes pessoa jurídica desses escritórios nas vagas criadas.

PLANO DE ADEQUAÇÃO DE QUADROS – PAQ

Foi anunciado também um Plano de Adequação de Quadros (PAQ) para a regularização dos excessos já existente e de novos excessos de funcionários criados com o corte de dotação em algumas unidades. O público-alvo do PAQ são somente caixas e escriturários em excessos na praça ou em excessos no cargo, na sua unidade.

O Plano de Adequação de Quadros prevê incentivos para a remoção para locais de difícil acesso, desligamento voluntário e incentivado com compensação pecuniária, bem como aposentadoria com condições específicas dentro do PAQ.

Os funcionários que já detém aposentadoria pelo INSS não formam o público-alvo do PAQ na modalidade de aposentadoria.

NEGOCIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

A Contraf-CUT se reuniu com o BB no mesmo dia do anúcio, quando o banco apresentou informações sobre o programa.

Com as informações preliminares, a Comissão de Empresa já solicitou ao banco dados detalhados, como a quantidade de vagas criadas e os cortes em cada prefixo, o tamanho e dotação das unidades criadas e que seja estendida a gratificação de caixa aos excedentes por mais quatro meses, equiparando-se a VCP dos cargos comissionados em excesso.

Foi solicitada ainda que as priorizações sejam respeitadas de forma a garantir a realocação de todos os funcionários em excesso nos cargos.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, os vários fechamentos de unidades não deixam de ser reestruturações traumáticas que precisam ser acompanhadas bem de perto e de forma a não haver perda salários como o que houve há menos de um ano. "As vagas criadas são bem-vindas e, ao que parece, são mais que os cortes. Contudo, onde há corte, faremos o acompanhamento até que todos sejam realocados.”

De acordo com Nascimento, embora o público-alvo seja pequeno, após as movimentações de realocação, a rientação é que o funcionário tenha cautela ao aderir ao desligamento que já começa com a perda dos planos de saúde e previdência. " eve ser observado ainda que a nova lei trabalhista retirou direitos de trabalhadoras e trabalhadores que pedem demissão”, completou.

O secretário-geral da Contraf-CUT, Carlos de Souza, lamenta que – depois de tanto terrorismo feito em 2017 – o banco surpreenda os funcionários com outra restruturação. "Este é outro modelo que reduz postos de trabalho e aumenta o grau de insegurança, até pela falta de informação dos funcionários, o que prejudica diretamente o ambiente de trabalho. Por isso, é muito injusto que o banco nos surpreenda no início do ano, desta forma.”

A Comissão de empresa fará reunião com o Banco do Brasil na próxima semana, na qual o banco apresentará respostas às solicitações feitas, bem como o balanço das movimentações.

Fonte: Contraf-CUT

 
 
Conteúdo    
 
 
 
Geral | 27/10/2020
Fetrafi-RS apoia campanha “Tributar os super-ricos”
Iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre medidas tributárias para tirar o país da crise, com taxação de grandes fortunas.
Geral | 11/09/2020
Deliberação Acordo Coletivo PDV do Banrisul
EDITAL
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor