Acesse o novo WebMail Fetrafi-RS
WebMail Fetrafi-RS
   Início        A Fetrafi-RS         Diretoria         Estrutura         Sindicatos         Sistemas Fetrafi-RS    
Porto Alegre, 29\03\2024
Últimas Notícias
Bancários lembram os 17 anos da privatização do Banespa
Compartilhe esta notícia no Twetter
Envie esta notícia por E-Mail
Bancos | 21/11/2017 | 18:11:42
Bancários lembram os 17 anos da privatização do Banespa
Banco paulista foi vendido em 2000 por governo tucano.
 
No último dia 20 de novembro, os bancários lembraram o 17º aniversário da privatização do Banco do Estado de São Paulo, o Banespa, ocorrido no governo entreguista de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 2000. É uma data que a categoria olha com um misto de tristeza e sentimento de luta.
Com muita união e mobilização, os banespianos conseguiram arrastar por quase seis anos o processo de entrega do maior banco estadual do país – que passou pela intervenção do Banco Central, disputa entre governos estadual e federal, federalização e uma série de liminares conquistadas pelo movimento sindical e Afubesp – que culminou no triste leilão, ocorrido na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

O banco, que era lucrativo, foi adquirido pelo espanhol Santander por R$ 7 bilhões, acima do preço mínimo subavaliado de R$ 1,850 bilhão. No entanto, o ágio de 281% foi transformado em crédito tributário e depois abatido nos balanços pelo Santander.  Imagine o lucro que São Paulo deixou de ganhar ao longo desses 17 anos. Foi um péssimo negócio para o Estado! Houve também demissões, retirada de direitos e fechamento de agências.

Porém, é bom lembrar que foi graças às batalhas travadas para impedir a privatização que foram mantidos o Banesprev – o fundo de pensão – e a Cabesp – o plano de saúde. O patrocínio do banco para as duas entidades segue até hoje, superando os prazos fixados no edital de venda. Além disso, continua a resistência e o enfrentamento contra novas ameaças aos empregos e aos direitos dos funcionários na ativa e dos aposentados.

"Lembrar a venda do Banespa é importante para evitar que caia no esquecimento a entrega de patrimônio público no governo FHC e para que isso nunca mais aconteça”,  afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. "E não podemos nos esquecer do PSDB nas eleições, votando contra os seus candidatos e apoiadores”.

É preciso alertar também os bancários das instituições financeiras públicas, que sobreviveram às garras dos tucanos, a necessidade de resistir neste momento em que o governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB) ataca bancos estatais como o BB e a Caixa, assim como o governador José Ivo Sartori (PMDB) quer entregar o Banrisul, o Badesul e a parte gaúcha do BRDE”, destaca Ademir, que é também secretário de Comunicação da CUT-RS. "O Brasil e o Rio Grande do Sul precisam de bancos públicos para estimular o desenvolvimento econômico e social e não podem abrir de seus instrumentos de crédito construídos ao longo da história”.
 
 
Conteúdo    
 
 
 
Bancos | 14/11/2020
Funcionários do Banco do Brasil reivindicam nova proposta de teletrabalho
Proposta apresentada em mesa não foi aceita
Bancos | 12/11/2020
Fetrafi-RS notifica Banrisul sobre riscos de flexibilizar atendimento
Federação enviou carta ao presidente do banco sobre as responsabilidades civis envolvidas
 
 
  Serviços
Acordos e Convenções
Enquetes
Conquistas
Acesso Restrito Interno à Fetrafi-RS
Informativos da Fetrafi/RS
Minutas de Reivindicações
Notas Jurídicas
Ações Trabalhistas Fetrafi/RS
Moções aprovadas em eventos
 
 
Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras RS
Rua Cel. Fernando Machado nº 820
CEP 90010-320 - Bairro Centro Histórico - Porto Alegre, RS
Fone: (51) 3224-2000 | Fax (51) 3224-6706

Copyright © 2010 Fetrafi. Todos os direitos reservados.
 
Desenvolvimento IDEIAMAIS - Agregando Valor